• Blog

    • Início BlogOs beneficios do Xilitol contra as cáries

Os beneficios do Xilitol contra as cáries

03/12/2015 às 10:06 0 comentários Blog, Hospital da Face

O que é o xilitol?

O xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas e vegetais. Possui um sabor semelhante ao do açúcar, podendo ser um bom substituto para aqueles que desejam diminuir a quantidade do item em sua alimentação. Pode ser utilizado por diabéticos, pois é metabolizado independente da insulina. Não existe nenhuma restrição de idade para seu uso e ele é permitido inclusive para mulheres em gestação.

Quanto à dosagem, a indicação de ingestão diária é de 60 gramas e em porções espaçadas, pois o excesso pode resultar em um efeito laxativo.

Os benefícios do Xilitol contra as cáries

O xilitol inibe o crescimento da bactéria “Streptococcus Mutans”, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, ainda assim não conseguem metabolizá-lo e acabam intoxicadas.

Os produtos à base de xilitol já são comercializados há cerca de vinte anos no mercado Europeu, na Escandinávia, Japão e atualmente é aprovado em mais de 40 países.

No Brasil, alguns produtos no segmento de alimentos como chicletes, gomas de mascar, balas, chocolates, adoçantes foram lançados recentemente no mercado, além dos cremes dentais e enxaguantes bucais na área odontológica.

A combinação de Xilitol e flúor traz benefícios cumulativos, por exemplo, quando uma pessoa utiliza um creme dental com flúor e xilitol durante aproximadamente 3 anos, pode-se observar uma redução de 12% no aparecimento de cáries, se compararmos ao uso do creme dental que contém somente o componente flúor.

É muito importante observar a concentração de xilitol nos produtos, quanto maior, mais eficaz. No caso do chiclete, por exemplo, é preciso que ele tenha no mínimo 25% de xilitol, já que concentrações mais baixas não são muito eficazes. Segundo pesquisadores seria necessário mascar de três a cinco chicletes com a substância por dia para obter resultados significativos.

Benefícios do xilitol para a saúde bucal

– Reduz a incidência de cáries;

– Estabiliza a ação das cáries já desenvolvidas;

– Estimula a formação da saliva (sem aumentar a produção de ácidos na placa dentária);

– Reduz o crescimento de Streptococcus mutans e Lactobacillus na saliva;

– Estabiliza íons, cálcio e fosfato na saliva, assim consegue contribuir para a remineralização dos dentes;

– Controla o pH da placa e a capacidade tamponante da saliva, após o consumo de açúcar (sacarose).

O xilitol possui inúmeras propriedades positivas e relevantes para a saúde bucal, mas ele funciona como um elemento auxiliar, não substitui a escovação diária tradicional com creme dental, escova e fio dental.

Comentários