• Blog

    • Início BlogSinais de que a gengivite evoluiu para uma periodontite

Sinais de que a gengivite evoluiu para uma periodontite

13/12/2019 às 18:32 0 comentários Blog, Hospital da Face

 

A gengivite é uma infecção causada pelo acúmulo de placa bacteriana entre os dentes e as gengivas. O problema causa inchaço, sangramento na hora da escovação e vermelhidão nos tecidos. A doença em si, não é um problema grave, mas se for tratada, evolui para periodontite.

Quer saber mais sobre o problema? Então continue a leitura deste post!

Entenda como a gengivite evolui para a periodontite

Quando a gengivite se instala na boca do paciente, ele deve procurar um dentista para que seja realizado o devido tratamento corretivo. O profissional faz uma limpeza profunda para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulado entre dentes e gengivas.

Se o tratamento não for feito, a doença evolui para a periodontite, doença grave que causa a destruição de ligamentos e ossos alveolares e consequentemente, a perda dentária.

Saiba quais são os sinais da periodontite

A periodontite é muitas vezes, uma doença silenciosa e por isso, é comum que o paciente desconheça que sofre com o problema. No entanto, a doença envia alguns sinais de que se instalou na boca do paciente. Veja quais são eles!

Amolecimento e queda dos dentes

Uma das consequências da periodontite é a destruição dos ligamentos que ossos que dão suporte aos dentes. Quando essa estrutura é perdida, os dentes ficam moles e podem até mesmo, mudar de posição na boca. Se a doença não for tratada, os dentes amolecem até cair.

Retração nas gengivas

Com a perda da estrutura responsável pela sustentação dos dentes, as gengivas se retraem, deixando a raiz dentária exposta. Dessa forma, fica parecendo que os dentes estão maiores.

Aumento da sensibilidade nos dentes

Além da mudança na aparência dos dentes, a retração gengival ainda causa sensibilidade excessiva nos dentes. Isso acontece pela exposição da dentina, que contém terminações nervosas que ligam a polpa ao dente. Por isso, o paciente sente dor ao consumir alimentos mito quentes, gelados ou ácidos.

Formação de bolsas nas gengivas

O aparecimento de bolsas de pus ao redor dos dentes também é comum em pacientes que sofrem de periodontite. Esse problema deixa um espaço entre a gengiva e o dente, tornando o local propício para a retenção de alimentos e bactérias.

Dores

Não é comum que o paciente sinta dor quando sofre de periodontite, mas isso pode acontecer. O motivo para o incômodo é a exposição da raiz dentária e o acúmulo de pus ao redor dos dentes.

Mau hálito

O quadro de periodontite causa um grande acúmulo de bactérias na boca. Quando esses microrganismos realizam a decomposição de resíduos alimentares na cavidade oral, causam um odor desagradável.

Alterações no paladar

Alterações no paladar também são comuns em pacientes com periodontite. Isso acontece devido ao excesso de placa bacteriana e bactérias, que alteram o sabor dos alimentos.

Entenda como prevenir a periodontite

O principal motivo para o aparecimento da periodontite é a falta de uma boa higiene bucal. Por isso, para não correr o risco de desenvolver a doença é importante escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Além disso, as consultas com o dentista devem ser feitas a cada 6 meses para que ele identifique possíveis alterações na boca.

Gostou do post e quer saber onde buscar ajuda para o problema? Conte com a equipe altamente qualificada do Hospital da Face.

 

Comentários