Sensibilidade nos dentes: o que causa e como evitar esse incômodo

Publicado em Por em Cuidados com os Dentes, Dicas de saúde

Não é difícil conhecer uma pessoa que sofra de sensibilidade nos dentes. Este problema comum provoca bastante incômodo e pode indicar a existência de doenças bem sérias. Por isso, antes da realização de qualquer tratamento caseiro, a ida ao odontologista é recomendada. Por ora, fique com esta explicação sobre as causas da sensibilidade e formas de evitá-la.

As causas da sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes ocorre quando a raiz do dente fica exposta. Isso pode acontecer se há retração da gengiva, desgaste do esmalte, fissura no dente ou cárie. O consumo de alimentos ácidos, a má escovação e a existência de problemas como a bulimia e o refluxo gástrico contribuem para o surgimento do quadro de sensibilidade e para o agravamento dele.

Formas de evitar o problema

Para evitar a sensibilidade nos dentes, você pode tomar algumas providências imediatas. Ainda assim, é fundamental ir ao odontologista para que ele investigue o problema e aponte a causa.

Das medidas que ajudam a combater este incômodo, a realização da escovação correta promove mudanças importantes. Assim, na hora de escovar os dentes, lembre-se de realizar movimentos circulares, a fim de massagear a gengiva. Não faça movimentos de cima para baixo, pois empurra a gengiva e leva à retração gengival.

Também tenha o cuidado de não aplicar força enquanto higieniza os dentes. A frequência e os movimentos corretos são os elementos determinantes para que toda a sujeira seja eliminada.

Opte por alimentos saudáveis e, caso consuma algum que seja corrosivo, escove os dentes ou realize um bochecho com água assim que comê-lo, para evitar que resíduos ajam no esmalte.

Por fim, se você sofre de algum distúrbio alimentar ou de refluxo, consulte um profissional para realizar o tratamento adequado.

O diagnóstico do dentista faz toda a diferença

Dado que a sensibilidade nos dentes tem várias causas, a ida ao dentista é indispensável. A tendência é que o problema piore, exigindo a necessidade de procedimentos mais invasivos. Por isso, assim que notar desconforto para consumir alimentos muito quentes ou muito frios, marque uma visita ao seu dentista de confiança e siga suas orientações.

O Hospital da Face conta com uma equipe multidisciplinar e preparada para atender aos mais variados casos. Agende uma consulta conosco e receba um tratamento de excelente qualidade.

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas