• Blog

    • Início BlogSaúde bucal infantil: primeiros cuidados com os dentinhos

Saúde bucal infantil: primeiros cuidados com os dentinhos

30/10/2018 às 15:48 0 comentários Blog

Os cuidados com a saúde bucal infantil devem começar ainda durante a gravidez. Nessa fase, é importante que a mãe passe por um pré-natal odontológico e ainda faça os tratamentos dentários necessários para evitar que problemas de saúde oral interfiram no bem-estar do bebê.

Ir ao dentista durante a gestação também é importante para que a futura mamãe receba orientações quanto aos cuidados necessários com a saúde bucal da criança em seus primeiros meses de vida.

No entanto, esses cuidados devem ser redobrados assim que começam a aparecer os primeiros dentinhos, pois assim, evita-se que a criança sofra com cáries ainda na infância.

Quer saber como cuidar da saúde bucal de seu bebê? Confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Quando começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê?

Os dentes começam a nascer entre os primeiros seis meses de vida da criança. No entanto, há casos nos quais esse processo acontece um pouco mais cedo ou mais tarde. Entretanto, até os três anos de idade, a criança já deve apresentar a dentição completa.

Quando os primeiros dentinhos começam a aparecer é normal que a criança babe com maior frequência, o que pode causar irritação na pele ao redor da boca. Por isso, é importante deixar o bebê bem sequinho.

O rompimento dos dentes também causa desconforto, o que pode deixar o bebê bastante irritado. Para deixar a criança mais confortável, ofereça a ela mordedores gelados ou com texturas, pois esses acessórios aliviam a dor e a coceira causada pela erupção dos dentinhos.

Fazer massagem com uma dedeira ou com o dedo envolvido em uma gaze ou fralda também ajuda a deixar o bebê mais tranquilo. No entanto, o uso de remédios para aliviar a dor só deve ser feito com indicação de um médico ou odontopediatra.

Quando começar a cuidar da higiene bucal do bebê?

Os cuidados com a saúde bucal infantil devem começar logo que os primeiros dentinhos comecem a apontar. Nessa fase, a mamãe pode fazer a limpeza com a ajuda de uma dedeira de silicone. A higiene deve ser feita massageando a gengiva do bebê. Nossa dica é que o acessório seja umedecido com água ou que se utilize uma pasta dental específica para crianças.

Quando o bebê completa 18 meses os molares começam a apontar. Então, a dedeira deve ser abandonada e a escova de dentes adotada para fazer uma higiene bucal mais completa. Como a gengiva do bebê é muito sensível, a escova de dentes deve ter cerdas bem macias, para evitar lesões nas mucosas.

A pasta dental pode ter flúor, mas deve ser usada em quantidade pequena — o equivalente a um grão de arroz já é o suficiente. No mercado, há alguns produtos específicos para crianças, inclusive com sabor mais agradável como morango e tuti-fruti.

Qual a importância da saúde bucal infantil?

Cuidar da saúde bucal desde o nascimento dos primeiros dentinhos é importante para evitar as cáries de mamadeira. Esse problema surge devida à ingestão de açúcar pelas crianças, que é iniciada cada vez mais cedo, seja por meio de fórmulas ou pelo fato de os pais oferecerem outros alimentos para os pequenos como bolachas, sucos e chás.

O risco das cáries aumenta com o nascimento dos molares, pois eles acumulam mais resíduos alimentares do que os outros dentes. Além disso, é importante que a criança tenha contato com o flúor desde cedo, pois ele ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes quando eles ainda estão na fase de formação.

Além dos cuidados com a higiene bucal do bebê, é importante que os pais levem os filhos ao odontopediatra pelo menos uma vez ao ano. Isso porque o profissional pode identificar possíveis problemas na dentição da criança e propor tratamento corretivo.

Se você procura por profissionais qualificados para cuidar da saúde bucal de seu filho, o Hospital da Face é o local certo para você! Entre em contato conosco e conheça nossa equipe de profissionais!

Você também vai gostar de:

Por que você deve se ater ao cuidado com os dentes de leite do seu filho?

Quais são os principais problemas odontológicos em crianças?

Comentários