• Blog

    • Início BlogSaúde bucal: você já ouviu falar em cirurgia ortognática?

Saúde bucal: você já ouviu falar em cirurgia ortognática?

16/02/2018 às 13:18
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/saude-bucal-cirurgia-ortognatica/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 224

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226
0 comentários
Blog

Entre todos os procedimentos odontológicos para garantir uma excelente saúde bucal e harmonização facial, a cirurgia ortognática impressiona devido aos seus resultados. Conhecida por ser um processo de curta duração e que não resulta em cicatrizes no rosto do paciente, esta cirurgia é uma grande opção para quem busca saúde e estética. Para entender melhor sobre o assunto, o Hospital da Face explica detalhadamente os principais pontos sobre a cirurgia ortognática. Boa leitura!

 

O que é a cirurgia ortognática?

A cirurgia ortognática é um procedimento realizado em pacientes com mandíbulas desalinhadas, e tem o objetivo de reposicionar o maxilar e a mandíbula para tornar a mordida do paciente mais assertiva, e melhorar sua estética facial.

Além de afetar a harmonização do rosto do paciente, o desalinhamento pode trazer diversos problemas mais complicados, como disfunção das articulações na hora da mordida, comprometimento na saúde dos tecios periodontais e dificuldades de respiração.

Como é feito o procedimento?

A cirurgia ortognática é um processo bastante seguro, por ser feito pelo odontologista em ambiente hospitalar. O profissional submete o paciente a uma anestesia geral e o processo é inteiramente realizado dentro da boca, com base na alteração da posição dos maxilares para garantir o encaixe perfeito. A fim de evitar que a mandíbula volte para a antiga posição, o novo posicionamento é fixado com parafusos de titânio.

O procedimento dura, em média, entre 2 a 4 horas e durante o pós-operatório, talvez seja necessário usar aparelhos ortodônticos para manter a nova posição da mandíbula e do maxilar.

Para quem é indicada?

O procedimento é indicado para pacientes a partir de 17 anos que apresentem disfunções como a mordida muito aberta, encaixe incorreto da mandíbula, gengiva muito à mostra e queixo retraído.

Quais são os benefícios para sua saúde bucal?

Os benefícios da realização da cirurgia ortognática são diversos. Podemos destacar que, ao alinhar corretamente a mordida do paciente, ele conseguirá mastigar melhor os alimentos e respirar melhor devido ao aumento das vias aéreas. Contudo, a maior mudança para o paciente será sua autoestima: com a harmonização garantida pela cirurgia, ele se sentirá melhor consigo mesmo e terá maior prazer em sorrir.

Quais os cuidados pós-operatórios necessários?

A cirurgia ortognática exige cuidados pós-operatórios assim como qualquer outro.

Alimentação

É preciso que o paciente esteja ciente de que sua alimentação mudará temporariamente devido a cirurgia. É indicado limitar a alimentação a líquidos e alimentos pastosos no início, como sopas e purês, e só a partir do terceiro mês após o procedimento inserir comidas sólidas no cardápio.

É de suma importância manter-se hidratado, afinal, o seu corpo passou por um processo delicado e precisa de todas as forças para se recompor por inteiro.

Higiene

Para manter uma higienização eficaz durante esse período de adaptação, é indicado realizar a limpeza bucal com cuidado e com o auxílio de uma escova com cerdas macias e pasta de dente. Usar uma solução metade clorexidina e metade água filtrada para limpar as regiões que receberam pontos é uma ótima opção.

Repouso

Descansar é fundamental para uma boa recuperação. É adequado ficar em casa durante a primeira semana, com o tronco elevado com a ajuda de travesseiros, e curtas caminhadas pela casa para circular sangue normalmente pelas pernas. Não é indicado realizar atividades físicas durante os primeiros 50 dias após a cirurgia. Não levantar pesos e não tomar Sol são cruciais durante as primeiras semanas de repouso.

 

Para pessoas que sofrem com o desalinhamento da mordida, a cirurgia ortognática pode garantir uma saúde bucal de maior qualidade e uma grande mudança na autoestima do paciente. Para ver mais informações sobre outros processos odontológicos, curta a página Hospital da Face no Facebook e no Instagram.

Você também vai gostar de:

1. 6 motivos para ir ao dentista regularmente
2. Mitos e verdades sobre o clareamento dental
3. Quer um sorriso perfeito? Descubra qual o melhor tratamento dentário para você

Comentários