• Blog

    • Início BlogSaúde Bucal – 7 dúvidas frequentes sobre cuidados com os dentes

Saúde Bucal – 7 dúvidas frequentes sobre cuidados com os dentes

21/10/2016 às 10:00
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/saude-bucal-7-duvidas-frequentes-sobre-cuidados-com-os-dentes/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Todos nós precisamos de escovar os dentes regularmente e consultar um dentista pelo menos uma vez ao ano. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre saúde bucal, como o que causa a cárie ou a gengivite, por exemplo. Há uma relação entre a boca e doenças cardíacas?

Preparamos 7 dúvidas frequentes para ajudar você a cuidar melhor da sua saúde bucal. Confira! 

1- O que causa a cárie?

Na nossa boca, existem aproximadamente 60 espécies diferentes de bactérias. Algumas se alimentam de açúcar e produzem ácidos que podem atacar os tecidos do dente e causam a cárie. A ingestão de açúcar contribui ainda mais para deterioração  dos dentes, pois reduz o pH da saliva,fazendo aumentar ainda mais a acidez.

2- Grávidas são mais suscetíveis a infecções bucais?

Recomenda-se que mulheres grávidas tenham uma higiene bucal perfeita. Procurar o dentista no menor sinal de dor, gengivas vermelhas ou inchadas, especialmente entre quarto e sexto mês de gravidez e logo após o parto.

3- O que é placa?

A placa dentária é um conjunto de bactérias e restos de comida. Para reduzir o desenvolvimento da placa, é recomendável realizar a descalcificação uma vez ao ano.

4- A saúde bucal de crianças com excesso de peso é mais frágil do que a de outras crianças?

O risco de cárie não é necessariamente ligado ao sobrepeso, mas tem relação direta com a alimentação. Crianças que consomem mais alimentos açucarados e não escovam os dentes entre as refeições são mais suscetíveis a problemas de saúde bucal do que crianças que se alimentam de forma mais saudável.

5- Gengivite não tratada aumenta o risco de aterosclerose?

Os micróbios envolvidos na gengivite e periodontite são suscetíveis de migrar causar um processos inflamatórios. A má higiene oral é também responsável pelo aumento do risco de doenças do coração.

6- A partir de qual idade as crianças devem escovar os dentes?

Logo quando aparecerem os primeiros dentes de leite. Dentes de bebês podem ser limpos com uma compressa embebida em solução salina e em seguida com uma escova de dentes especial para bebês. As pastas de dentes kids com flúor são as mais adequadas para crianças, mas devem ser utilizadas apenas quando a criança já consegue cuspir.

7- Com que idade uma criança deve começar a ir ao dentista?

Pouco depois do nascimento dos primeiros dentes de leite. Estas visitas permitem que as crianças pequenas acostumem desde cedo a cuidar dos dentes.

Ainda com dúvidas sobre sua saúde bucal? Entre em contato e AGENDE UMA CONSULTA.

Comentários