• Blog

    • Início BlogAlgumas coisas que você deve saber sobre as cáries

Algumas coisas que você deve saber sobre as cáries

24/07/2015 às 19:00
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/saber-sobre-as-caries/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Algumas coisas que você deve saber sobre as cáries

Uma boa higiene bucal com cuidados diários, escovação adequada e uso correto do fio dental podem prevenir inúmeros problemas para a saúde dos seus dentes, inclusive o surgimento das cáries, além de garantir um hálito puro e um sorriso mais brilhante.

As cáries podem se desenvolver em qualquer indivíduo e de qualquer idade, só precisa encontrar ambiente favorável para se instalar. Em contato com resíduos de alimentos, as bactérias produzem ácidos que atacam os minerais dos dentes, assim surgindo à cárie. O importante é cuidar dos seus dentes para prevenir o seu aparecimento.

Açúcar – O pior inimigo dos dentes saudáveis

A ingestão de açúcar deve ser reduzida de maneira significativa e essa é uma preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que já sinalizou que o consumo de açúcar deve ser menor que 10% de todas as calorias ingeridas diariamente, posteriormente a recomendação é que passo a passo essa taxa diminua para 5%, o equivalente a seis colheres de chá de açúcar por dia.

A organização divulgou também que para combater efetivamente o surgimento de cárie, o ideal é restringir ainda mais o consumo de açúcar, caindo para 3%. E essa redução deve abranger a ingestão dos alimentos que precisamos adoçar, mas também aqueles que já possuem açúcar em sua composição, pois contribuem para o enfraquecimento dos dentes e o aparecimento de lesões de cárie.

A saliva é um agente de limpeza

A saliva é um agente de limpeza muito importante e que contribui para a saúde bucal, pois ela está cheia de íons de cálcio e fosfato e quando os dentes precisam podem pegar emprestados dela, chama-se remineralização dos dentes. Quando a pessoa identificar o problema de boca seca que não é normal, deve procurar um especialista e tomar alguns cuidados como beber bastante água, evitar alimentos muito doces, salgados ou apimentados e ainda, evitar fumar, beber café ou bebidas alcoólicas que pioram a sensação.

Hábitos alimentares influenciam o risco de cáries em desenvolvimento

Algumas pessoas possuem uma probabilidade maior de desenvolver cáries, entre elas, as que têm dentes frágeis e sensíveis, dentes mal posicionados, pois acabam retendo mais os resíduos de alimentos entre eles e principalmente aquelas que possuem hábitos alimentares inadequados.

O risco de cáries aumenta durante a gravidez

Por conta das inúmeras alterações hormonais da gravidez, as mulheres podem sofrer com o enfraquecimento dos dentes e isso, aumenta o risco de desenvolvimento de cáries. O ideal é consultar o seu dentista antes da gravidez e manter o acompanhamento durante todo o período.

Alguns medicamentos podem promover a formação de cáries

Qualquer tratamento com medicamentos, como por exemplo, o de redução de produção da saliva, deve ser receitado e acompanhado pelo especialista, principalmente os mais prolongados porque algumas drogas podem promover a formação de cáries.

Suplementação de flúor

Existem várias formas de tratamento com flúor, mas que só devem ser realizadas com recomendação médica e por um especialista. A suplementação raramente é necessária se o paciente já utiliza um creme dental com flúor. Consulte o seu dentista e caso realize algum tipo de tratamento assim, não poderá, beber, comer ou fumar durante um período de 30 minutos, pois se não o tratamento perderá a sua eficácia.

 

Os dentes de leite podem se deteriorar

As cáries podem se desenvolver nos dentes de leite do bebê, por isso é muito importante tratá-las porque determinam a saúde dos dentes permanentes que nascerão posteriormente.

As visitas regulares ao seu dentista contribuem para a prevenção contra as cáries

Tanto as crianças quanto os adultos devem visitar o seu dentista regularmente, mesmo na ausência de dores, pois nessas consultas podem ser realizados procedimentos que visam à prevenção contra as cáries.

Entre em contato com o Hospital da Face!

Comentários