• Blog

    • Início BlogRanger os dentes pode causar sérios problemas à saúde bucal

Ranger os dentes pode causar sérios problemas à saúde bucal

12/07/2018 às 13:13
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/ranger-os-dentes-pode-causar-serios-problemas-saude-bucal/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog

É muito difícil uma pessoa descobrir sozinha que range os dentes. Em geral, só sabemos quando alguém menciona, já que isso costuma ocorrer durante à noite, ou ao notarmos alguns incômodos como dor na face e sensibilidade dentária. Ranger os dentes é bastante comum, mas pode se tornar sério se não for tratado. Saiba mais a seguir!

Ranger os dentes tem nome: Bruxismo

O nome é engraçado e estranho, mas o Bruxismo é mais comum do que se imagina. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), este problema acomete cerca de 30% da população mundial. Ele se manifesta pelo ranger de dentes ou pelo travamento da boca, acontece em pessoas de todas as idades tanto à noite (mais frequente), quanto de manhã (mais grave).

Se não descoberto ou tratado, especialmente o bruxismo de vigília (quando o paciente range os dentes de manhã), pode levar a problemas nos maxilares, desgaste do esmalte e até perda do dente.

Os grandes inimigos: estresse e outros problemas

Há diferentes razões que causam o rangido dos dentes. Nas crianças, a agitação do dia a dia pode aparecer também à noite, levando a esse hábito. Já em adolescentes, o motivo pode estar ligado também a problemas ortodônticos, como má oclusão dental (mordida cruzada). Em adultos, o estresse é o grande vilão.

Mas há o outro lado também. Você sabia que o bruxismo pode ser o grande causador das suas dores na região cervical? Como há uma atividade intensa na boca, os músculos do pescoço e dos ombros não relaxam e, com isso, deixam a área tensionada por mais tempo.

Dá para tratar: veja o que fazer

A consulta ao dentista é o primeiro passo a ser dado na busca pelo tratamento correto. Ele fará o diagnóstico e prescreverá os melhores procedimentos para seu caso. Em geral, o uso da placa estabilizadora é recomendado, já que ela impede o atrito entre os dentes e, consequentemente, o desgaste do esmalte, surgimento de fraturas, entre outros problemas. Além disso, o dentista pode sugerir o uso de remédios e até a aplicação de toxina botulínica para favorecer o relaxamento muscular da área.

Enquanto você aguarda sua consulta ao odontologista, há algumas medidas que minimizarão momentaneamente o problema:

  • Massageie levemente o maxilar para diminuir a tensão dos músculos sempre que notar o ranger de dentes.
  • Evite usar o celular ou assistir a programas muito agitados antes de dormir. Procure estabelecer um ritual de relaxamento para garantir uma boa noite de sono.
  • Faça meditações. Inicie fazendo uma vez ao dia por um minuto e aumente a frequência com o passar do tempo.

Mas não se esqueça de que essas medidas são paliativas. Agende uma consulta no Hospital da Face para ter um diagnóstico preciso com os nossos excelentes especialistas, além da indicação do tratamento ideal para o seu caso.

Comentários