• Blog

Quem tem implantes pode usar aparelho?

24/03/2019 às 10:00 0 comentários Blog

O implante dentário é a melhor solução para quem precisa repor um ou mais dentes na boca. Mas o procedimento gera muitas dúvidas na cabeça dos pacientes, principalmente em relação à higiene bucal e mudança de hábitos alimentares. Quando o paciente precisa usar o aparelho ortodôntico, surgem ainda mais dúvidas.

Neste post, vamos tirar as dúvidas em relação a este assunto, mas primeiro, vamos entender o que é um implante dentário. Vamos lá?

O que é um implante dentário?

O implante é um parafuso de titânio, que é fixado no osso da mandíbula ou maxila por meio de procedimento cirúrgico. A função do implante é substituir a raiz de um dente natural que foi perdido e servir de suporte para um dente artificial — prótese sobre implante.

O tratamento devolve a autoestima e qualidade de vida do paciente, pois além de melhorar a estética do sorriso, o implante ainda devolve as funções mastigatórias dos dentes.

Como funciona o tratamento?

O tratamento envolve duas etapas: cirúrgica e protética. Mas primeiro, é feito todo o planejamento, processo o qual o dentista pede exames e radiográficos para o paciente. Esses exames são necessários para que o profissional consiga verificar a viabilidade do tratamento e se o paciente tem osso o suficiente para suportar o implante dentária.

A cirurgia é feita em consultório, sob anestesia local e o paciente não sente dor durante o procedimento. Mas é preciso tomar alguns cuidados pós-cirurgia, para que não haja sangramentos e infecções.

Depois da cirurgia, é preciso esperar um período entre 4 e 6 meses para que o implante se integre ao osso. Depois desse processo, o dentista coloca a prótese definitiva — dente artificial — e finaliza o tratamento.

Pacientes com implante podem usar o aparelho ortodôntico?

Bom, isso depende do caso. Mas vale ressaltar que o implante dentário é fixo, ou seja, ele não se movimenta na boca e o objetivo do aparelho ortodôntico é justamente mudar a posição dos dentes para que eles fiquem bem alinhados na arcada dentária. Por isso, nesses casos, o tratamento ortodôntico é mais complicado.

Mas isso não significa que um paciente com implante não pode usar aparelho. Na realidade é preciso uma avaliação criteriosa do ortodontista para avaliar a viabilidade do tratamento.

Se o casamento entre o implante dentário e o aparelho funcionar da forma correta, o tratamento ortodôntico se torna um grande aliado dos implantes e o resultado dos dois procedimentos são bastante satisfatórios, tanto para a saúde bucal do paciente quanto para a beleza de seu sorriso.

Então, se você tem dentes implantados e acha que precisa de usar aparelho, converse com seu ortodontista para que ele avalie seu caso e indique a melhor opção de tratamento para você. Mas não se esqueça de procurar profissionais qualificados, pois um dentista mal preparado pode dar prejuízo para seu bolso e para sua saúde bucal.

Gostou do post e quer fazer uma avaliação para saber se pode colocar o aparelho, mesmo com implantes? Então agende uma consulta no Hospital da Face e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas! Lembre-se de que o tratamento ortodôntico pode servir como complemento do implante, deixando seus dentes mais bonitos e funcionais.

Comentários