• Blog

    • Início BlogQual a pasta de dente ideal para as crianças?

Qual a pasta de dente ideal para as crianças?

11/08/2016 às 17:54
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/qual-pasta-de-dente-ideal-para-as-criancas/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Qual a pasta de dente ideal para as crianças?

O cuidado com a higienização bucal das crianças é extremamente importante e deve ser iniciado logo cedo. Os pais precisam ensinar os filhos à forma correta de escovação, mostrando a eles os benefícios de possuir dentes saudáveis e supervisioná-los até que estejam aptos a realizar o procedimento sozinhos.

As recomendações atuais da Sociedade Brasileira de Odontopediatria é de que mesmo as crianças pequenas devem utilizar pasta de dentes com flúor.

Muitos pais possuem dúvidas e ficam até um pouco receosos em relação a utilização de creme dental com flúor por medo de uma possível fluorose. Porém, a fluorose só é causada pelo excesso de flúor ingerido pela criança na ausência do controle dos pais. O creme dental deve ser usado na quantidade certa, sob prescrição do odontopediatra e de acordo com a idade da criança.

Como deve ser feita a higienização bucal da criança?

Antes dos dentes nascerem, o ideal é utilizar apenas um tecido limpo ou uma gaze umedecida com água filtrada ou soro para limpar bem as gengivas do bebê.

Após a erupção dos primeiros molares decíduos (em torno de 14 meses), os pais já podem inserir na rotina da criança, o hábito da escovação com creme dental que contenha flúor, respeitando as quantidades indicadas pelo profissional e na embalagem do produto.

No início, os pais podem utilizar uma dedeira de silicone para que o bebê se acostume com a escovação e depois de algumas semanas poderão passar a usar uma escova de dentes própria para bebês, com cerdas extramacias para não machucar as gengivas. O ideal é que ela possua uma cabeça pequena, assim alcançará os dentinhos do fundo sem causar desconforto. O cabo deve ser longo, para que o adulto que esteja realizando a escovação possa limpar todos os dentes da criança.

Qual a quantidade ideal de creme dental para as crianças?

A quantidade ideal para os bebês que possuem os dentes da frente é a equivalente a ½ grão de arroz de creme dental. Para as crianças que já possuem os dentes do fundo, mas ainda não sabem cuspir (até 7 anos) é a quantidade equivalente a 1 grão de arroz cru ou com concentração de flúor entre 1.000 e 1.500 partes por milhão (pp). Para aquelas que já sabem cuspir e podem escovar os dentes sozinhas (a partir dos 8 anos de idade), a quantidade ideal é a equivalente a 1 grão de ervilha.

Quanto à supervisão da escovação

A escovação deverá ser realizada pelos pais ou cuidadores, a partir dos primeiros meses de vida da criança, entre uma a três vezes por dia. E depois, deve ser supervisionada até os 7 anos de idade, já que a criança ainda está desenvolvendo a sua capacidade motora. Porém, os pais devem estimulá-la sempre a escovar os dentes sozinha, para que este se torne um hábito e se possível, uma atividade divertida.

Ensine seu filho desde cedo a cultivar hábitos saudáveis!

Clique aqui para agendar sua consulta!

Comentários