• Blog

    • Início BlogQuais são os principais problemas odontológicos em crianças?

Quais são os principais problemas odontológicos em crianças?

08/12/2017 às 15:53 0 comentários Blog

Durante a infância, é importante ensinar as crianças a ter o hábito de realizar a higienização correta da boca. Além de ser uma lição para toda a vida, ajuda a prevenir os mais diversos problemas odontológicos, já que estes não são exclusividade do mundo adulto. A prevenção de complicações bucais evita expor bebês e crianças a dores indesejadas, resultantes de bactérias ou tratamentos mais desagradáveis. A seguir, listamos 4 problemas odontológicos que acontecem mais frequentemente com o público infantil. Confira!

Cáries

O problema dental mais clássico na juventude ocupa o primeiro lugar da nossa lista porque qualquer um pode ter cáries, até bebês, vítimas das “cáries de mamadeira”.

O principal motivo para o surgimento delas está ligado ao consumo de alimentos e bebidas açucaradas e à ausência da higienização correta dos dentes e bocas.

Nos menores, o costume de dar mamadeira para a criança no período noturno antes de ela dormir, sem escovar os dentinhos dela posteriormente facilitam o surgimento e proliferação de bactérias e, com isso, de cárie.

Já os maiores tendem a apresentar dificuldade em realizar perfeitamente o ritual da escovação sem a ajuda de adultos. Como consequência, é mais comum que restos de alimentos fiquem depositados nos dentes, juntando bactérias e formando placas. Os odontologistas associam, assim, o surgimento de cáries nessa idade como algo possível devido ao fator idade.

Vale ressaltar que, caso a criança esteja com cáries, é importante tratar o mais rápido possível. Isso evitará que ela sofra com dores e também de ser submetida a um tratamento dentário mais traumático, como o canal.

Fluorose

Talvez você tenha notado algumas manchas nos dentes do seu filho ou de algum coleguinha dele. A fluorose dentária é causada pelo consumo excessivo de flúor. Além da pasta de dente, muitos produtos e alimentos possuem flúor em sua composição, aumentando a quantidade da substância no organismo da criança. Apesar de ser uma ocorrência exclusivamente estética, é válido reavaliar o que está sendo oferecido como alimento para a criança, a fim de evitar essas manchas nos dentes.

Gengivite

Mais uma vez, a união de uma alimentação não adequada a uma higienização bucal incompleta é o motivo para o surgimento de um problema odontológico. Neste caso, resquícios de alimentos que ficam entre os dentes – especialmente os açucarados, que tendem a sair com mais dificuldade após uma escovação mal feita – juntam placa bacteriana. Com a sujeira acumulada ao redor dele, a gengiva fica sensível e é comum que haja inchaço e sangramento recorrente durante a escovação e o uso do fio dental.

A gengivite, embora mais comum entre adultos, pode acometer crianças e, se não for tratada a tempo, leva a problemas graves como a perda do dente.

Perda precoce dos dentes

Muitos pais não acham que a queda precoce dos dentes de leite é algo a se preocupar, mas estão enganados. Os dentes de leite servem para ajudar a desenvolver a arcada dentária da criança e sua funcionalidade, além de preceder os dentes permanentes que não estão prontos para nascer. Ficar muito tempo sem um dente de leite exercendo seu papel pode resultar em problemas na mastigação da criança, trazendo complicações para sua mordida e o desalinhamento dos dentes. Todas essas consequências podem fazer com que a criança tenha dificuldade de falar e até de respirar.

Um dos fatores que levam o dente de leite a cair mais cedo que outros é a alimentação: quando a criança tem uma rotina cheia de alimentos que não exige o esforço de mastigar muito (como papinhas industriais, iogurtes), o desenvolvimento da força da arcada dentária é prejudicado.

Cuidar da sua criança também é ensiná-la a cuidar de sua higiene bucal. Construir o hábito de seguir uma alimentação balanceada e criar a necessidade de manter uma boa higienização bucal são atitudes que ajudam a prevenir os principais problemas odontológicos em crianças. Com o interesse de fornecer as melhores informações sobre o assunto, o Hospital da Face possui uma área especializada de odontopediatria com profissionais qualificados e prontos para atendê-lo. Agende já a sua consulta!

Você também vai gostar de:

  1. Qual pasta de dente ideal para as crianças?
  2. Como educar as crianças para escovar os dentes corretamente?
  3. 10 coisas que você não sabia sobre as cáries

Comentários