• Blog

    • Início BlogPor que você deve se ater ao cuidado com os dentes de leite do seu filho?

Por que você deve se ater ao cuidado com os dentes de leite do seu filho?

18/12/2017 às 7:50 0 comentários Blog

Os dentes de leite são importantes para diversos aspectos do crescimento da criança. Infelizmente não são todos os pais que sabem quão essenciais eles são para o desenvolvimento e acabam não dando a devida importância ao cuidado com os dentes de leite. A verdade é que se você como responsável deseja que seu filho cresça de maneira saudável, precisa entender que a saúde bucal da criança influencia diretamente a maneira como ela cresce.

Para ajudar a compreender melhor a importância do cuidado com os dentes de leite, separamos algumas informações sobre essa dentição para você. Confira:

As funções dos dentes de leite

Os dentes decíduos (ou de leite) exercem diversas funções ao longo do crescimento da criança. Eles têm a função de reservar os espaços para cada dente permanente que nascerá, garantindo que estes nasçam nos locais corretos. Também garantem o desenvolvimento da criança na fala, na mastigação e no fortalecimento dos músculos do rosto. Quando o dente de leite não nasce no local correto ou cai prematuramente, a criança pode apresentar dificuldades para formar sons e, consequentemente, ter problemas de fala. Além disso, a queda precoce dos dentes ou seu mau posicionamento podem gerar dificuldade para mastigar, levando a uma mastigação inadequada, na qual o lado oposto do dente problemático é superutilizado, desenvolvendo mais a mastigação e os músculos da face de um lado que de outro.

Outra questão que pode ser ignorada é o papel dos dentes de leite saudáveis e alinhados para a autoestima da criança. Pequenos cujos sorrisos não estão harmônicos podem sofrer com autoestima baixa e até medo de sofrer ofensas de outras crianças, o que leva a uma postura retraída socialmente.

Os pais e a rotina

Uma criança normalmente segue os exemplos de comportamento que os pais ou outros responsáveis têm, já que são as referências que ela tem para entender como se agir no mundo. Não é diferente com a saúde: é importante que os pais dêem exemplo e fomentem essa preocupação desde cedo quando o assunto for saúde e higiene.

Uma forma de aplicar isso no dia-a-dia é ensinar a criança a escovar os dentes sozinha, sob supervisão dos adultos para que eles possam criar essa rotina com a criança e alertá-la sobre a melhor forma de realizar a higienização bucal. É importante lembrar que os pais também devem estimular a criança a seguir uma alimentação balanceada e saudável para evitar o consumo exagerado de açúcares que possam comprometer a saúde bucal dela.

Os pais devem também levar a criança desde cedo ao dentista especializado em dentição infantil, o odontopediatra. A consulta é totalmente voltada para o público infantil, já que o profissional terá o cuidado de estabelecer uma relação de confiança entre ele e o pequeno paciente. Isso evitará traumas na fase adulta, já que não será uma relação construída com base em dores ou “punições”.

Prevenir é viver

Uma rotina sagrada de cuidados bucais ajuda a prevenir doenças bucais desagradáveis, cujos tratamentos podem causar dores e traumatizar a criança. Os problemas bucais mais frequentes na infância são a placa bacteriana, a fluorose e claro, as cáries. Dentistas afirmam que é comum o acúmulo de placa bacteriana nessa fase da vida, já que as crianças estão aprendendo como escovar os dentes e estão sujeitas a falhas. Se ela consome muitos alimentos e bebidas com alta concentração de açúcar em suas composições, o excesso de placa bacteriana pode evoluir para uma cárie. Já a fluorose é causada pelo uso excessivo de produtos contendo flúor – lembre-se que não são apenas pastas dentais que têm flúor, alguns alimentos também têm – e é caracterizada por manchas brancas e marrons nos dentes da criança.

Os dentes de leite são tão importantes quanto os dentes permanentes. Eles também precisam estar saudáveis, já que influenciam diretamente o desenvolvimento dos músculos da face, da mastigação e até da fala da criança. Se você deseja mais direcionamentos sobre como cuidar corretamente dos dentes de leite do seu filho, agende uma consulta com nossa equipe de Odontopediatria e entenda mais sobre a especialização.

 

Você também vai gostar de:

1.Quais são os principais problemas odontológicos em crianças?
2.Dentista para crianças – por que levar seu filho ao odontopediatra?
3.Como educar as crianças para escovar os dentes corretamente?

Comentários