Piercing na boca: quais são os riscos e como prevenir infecções

Publicado em Por em Dicas de saúde

Body piercing é um acessório bastante popular pra quem gosta de estilo. Piercings orais ou divisão da língua podem ser legais, mas é preciso se atentar aos perigos que esses procedimentos podem trazer para a sua saúde sem as devidas precauções. Acompanhe neste artigo quais são as possíveis complicações e como se prevenir.

Porque devemos ficar atentos

Sua boca contém milhões de bactérias, e infecção e inchaço muitas vezes ocorrem com piercings na boca.

Sua boca e língua pode inchar demais durante o processo de cicatrização e isso pode fechar suas vias aéreas. Por isso todo o cuidado é pouco. Certifique-se de que a sua jóia seja de qualidade.

É preciso ter cuidado com a jóia dentro da boca, evitar morder e ficar “brincando” com ela dentro da boca, pois isso pode causar danos aos dentes. Eles podem se quebrar em uma mordida forte e a jóia pode se abrir dentro da boca, causando sufocamento.

Infecção, dor e inchaço são os problemas mais frequentes em quem acaba de colocar um piercing. Sua boca é um ambiente úmido, lar de grandes quantidades de bactérias reprodutoras, por isso uma ferida aberta na boca é um lugar ideal para a infecção, que pode rapidamente tornar-se fatal se não for tratada prontamente.

Principais riscos da perfuração

  • Dano às gengivas e dentes. Um hábito comum de morder ou jogar com a perfuração pode ferir suas gengivas e levar a rachaduras, arranhões ou sensibilidade dos dentes.
  • Hipersensibilidade a metais. Reações alérgicas no local perfurado também são possíveis.
  • Danos ao nervo. Depois de uma perfuração, se você sentir sua língua entorpecida pode ser um dano nervoso que geralmente é temporário, mas às vezes pode ser permanente. Uma lesão no nervo pode afetar seu paladar, ou seus movimentos.
  • Danos aos vasos sangüíneos da língua, que podem causar uma séria perda de sangue.
  • Baba excessiva. Sua perfuração da língua pode aumentar a produção da saliva.
  • Bloqueio de procedimentos diagnósticos. As jóias podem ficar no caminho de cuidados dentários, bloqueando raios-X.

Como tratar a cicatrização?

  • Contacte o seu dentista ou médico imediatamente se tiver quaisquer sinais de infecção-inchaço, dor, febre, calafrios, agitação ou uma aparência de vermelho-estrias em torno do local da perfuração.
  • Mantenha o local de perfuração limpo e livre de qualquer resíduo, usando um enxaguatório bucal após cada refeição.
  • Tente morder a jóia e evite o estresse sobre a perfuração. Seja gentil e ciente do movimento ao falar e mastigar.
  • Verifique o aperto de suas jóias periodicamente (com as mãos limpas). Isso pode ajudar a evitar que você engula ou sufoque se a jóia se desalojar.
  • Ao praticar esportes, remova a jóia e proteja sua boca com um protedor bucal.
  • Consulte o seu dentista regularmente, lembre-se de escovar os dentes sempre após as refeições e use fio dental diariamente.

Recomendações

O mais seguro é não fazer, mas se você realmente pensa em ter um piercing, escolha um profissional qualificado para este procedimento, que conheça a anatomia da sua boca. Pesquise muito e veja as recomendações sobre o profissional, lembre-se sempre que o barato sai caro.

Cuide muito bem da cicatrização e converse com nossos especialistas para obter mais informações!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas