• Blog

    • Início BlogOs dentes dizem muito sobre os seus hábitos

Os dentes dizem muito sobre os seus hábitos

04/05/2016 às 19:05 0 comentários Blog, Hospital da Face

Os dentes dizem muito sobre os seus hábitos

Se você é um daqueles pacientes que costuma contar pequenas mentiras sobre seus hábitos ao dentista? Fique atento! Ele poderá em breve estar ciente de todas as suas atividades.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Taiwan desenvolveram um chip que pode ser implantado na cavidade de um dente e que tem como objetivo registrar todos os hábitos dos pacientes. Se ele fuma, quando está falando ou mastigando, e ainda, o que ele come e bebe diariamente. Esse dispositivo foi construído sobre uma placa de circuito que inclui um acelerômetro e possibilita o envio de dados sobre os movimentos da boca para um smartphone, por exemplo.

A iniciativa visa permitir aos dentistas, o acompanhamento junto aos seus pacientes, para que eles sigam corretamente as recomendações prescritas, tais como: a cessação do tabagismo ou a adesão a uma dieta. Desta forma, o dentista terá sempre informações atualizadas durante o tratamento de um paciente.

Os testes de movimento da mandíbula realizados nos oito participantes voluntários do estudo, mostraram que o implante reconhece quase 94% das atividades orais durante o seu tempo de execução. Esse é um avanço tecnológico que parece bastante promissor.

A nossa boca é como uma janela para a saúde do corpo humano

Os cientistas da Universidade de Taiwan esperam encontrar respostas para uma variedade de questões de saúde, utilizando este método.

A equipe pretende aperfeiçoar o dispositivo, pois o protótipo do sensor é ligado a uma fonte de alimentação externa. Os pesquisadores querem incluir uma micro bateria, assim garantindo maior autonomia ao chip. Eles acreditam que o método pode ser uma ferramenta de pesquisa muito útil também no monitoramento de pacientes que costumam ranger os dentes (dia e noite) e na avaliação de inúmeros procedimentos odontológicos.

Comentários