O uso de medicamentos e as cáries

20/04/2016 às 17:25
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/o-uso-de-medicamentos-e-as-caries/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

O uso de medicamentos e as cáries

O consumo de produtos açucarados e a falta de higiene oral podem causar cáries, porém certos medicamentos também aumentam essa possibilidade. Alguns remédios considerados muito doces quando utilizados de forma crônica também podem ocasionar cáries, além do aumento da acidez da boca, boca seca, desmineralização etc. Portanto fique alerta!

Conheça alguns medicamentos ricos em açúcar que podem promover as cáries:

– Xaropes;

– Pastilhas;

– Os grânulos homeopáticos, especialmente se tomados por longos períodos;

As drogas que podem causar a boca seca:

– Atropina (envenenamento);

– Anti-histamínicos H1 (alergia);

– Antidepressivos (depressão);

– Neurolépticos (transtorno mental);

– Opióides (dor);

– Anfetamina (presente em medicamentos diferentes);

– Câncer de citotóxica (quimioterapia);

Outros medicamentos cardiovasculares podem provocar os sintomas de boca seca, além disso vários remédios utilizados para o tratamento de asma também aumentam o risco da ocorrência de cáries.

Alguns tipos de antibióticos, por exemplo, podem deixar os dentes amarelados e aumentam o risco de cáries por desmineralização. Por isso, muitos não são indicados para crianças menores de 8 anos e mulheres grávidas.

A grande maioria dos medicamentos líquidos desenvolvidos para a pediatria tem em sua composição algum tipo de açúcar, visando tornar a sua ingestão mais agradável, o que lhes confere um potencial cariogénico agravado para as crianças. Além da falta de informação dos pais quanto a correta higiene oral após o uso de xaropes pediátricos, por exemplo.

Após o uso dessas medicações:

– Beba um copo de água;

– Escove bem os dentes, principalmente após ingerir medicamentos que contenham açúcar;

– Evite tomar estes medicamentos antes de ir dormir.

As pessoas que fazem uso constante dessas drogas devem visitar o dentista regularmente para realizar os exames necessários, procurar um aconselhamento nutricional e se preocupar em realizar uma higienização bucal adequada diariamente. Assim, conseguirão evitar a ocorrência de cáries ou tratá-las logo que surgirem.

Comentários