O que é Gengivite?

08/08/2019 às 16:30 0 comentários Blog

A gengivite é uma doença inflamatória que atinge os tecidos que envolvem o dente. Ela é caracterizada pela presença de inchaço nas gengivas e sangramento constante na hora de escovar os dentes e passar o fio dental. Além disso, pacientes com a doença apresentam uma coloração bastante avermelhada nas gengivas.

Se não tratada a tempo, a gengivite pode trazer outras complicações para os dentes e para a saúde do paciente. Neste post, explicaremos os estágios da doença, como tratar e como identificar os sintomas do problema.

Quais são as causas da gengivite?

A gengivite pode se desenvolver por diversos motivos, mas a causa mais comum é a má higiene bucal. Uma escovação deficiente não remove corretamente os resíduos alimentares, o que gera o acúmulo de placa bacteriana, que dá origem ao problema.

No entanto, outros fatores como o hábito de fumar e alterações hormonais deixam os tecidos mais suscetíveis ao aparecimento da doença.

Quais são os estágios da doença periodontal?

As doenças periodontais apresentam três estágios diferentes e, em cada etapa traz consequências diferentes para o sorriso e para a saúde geral do paciente. A seguir, vamos explicar cada um deles.

Gengivite

Esse é o primeiro estágio da doença periodontal. A gengivite não oferece riscos à saúde bucal do paciente, desde que seja tratado logo no início. Nesse estágio, o quadro é facilmente revertido, pois o tecido responsável pela sustentação dos dentes não foi atingido.

Periodontite

A periodontite é o resultado de uma gengivite não tratada. É uma doença grave que não atinge apenas os tecidos, mas o osso alveolar, responsável pela sustentação dos dentes. Nesse estágio, pode formar pus ao redor das gengivas, onde ficam armazenados detritos alimentares e a placa bacteriana. Além disso, nesse estágio, o tecido gengival fica arroxeado e sensível ao toque.

Periodontite avançada

Esse é o último estágio da doença e nessa etapa, os ossos e ligamentos que sustentam os dentes já estão totalmente destruídos. Por isso, é comum que o paciente sinta os dentes mudaram de lugar ou estão moles.

Caso o paciente não procure ajuda imediatamente, ele pode perder os dentes ou até mesmo, desenvolver outros problemas de saúde. Isso porque as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, levando o paciente a desenvolver doenças sistêmicas.

Como tratar o problema?

A gengivite é um problema fácil de resolver. Em muitos casos, uma boa escovação e o uso correto do fio dental já são suficientes para sanar o problema. Caso isso não baste, uma limpeza profunda, feita com o profissional no consultório remove toda a placa bacteriana e o tártaro acumulados, livrando as gengivas do problema. Mas quando o quadro evolui para periodontite, o tratamento requer medidas mais delicadas.

Vale lembrar que a prevenção ainda é a melhor forma de lidar com a gengivite. Por isso, é importante cuidar da higiene bucal e visitar o dentista regularmente para fazer um check-up geral da saúde da boca. Dessa forma, você evita esta e outras doenças bucais que prejudicam seu sorriso e sua autoestima.

Agora que você já sabe o que é gengivite e a importância de tratar o problema o mais rápido possível, está na hora de você conhecer melhor os serviços do Hospital da Face. Temos profissionais altamente qualificados para atender você e sua família!

Comentários