O que é o Bruxismo e como tratar

01/04/2015 às 11:09
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/o-que-e-bruxismo-e-como-tratar/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

O que é o Bruxismo?

O Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante a noite (período do sono). Isso ocorre, porque o músculo mastigatório trabalha mais do que o necessário à noite, o que desencadeia o atrito entre os dentes e, como consequência, o desgaste. Esse mal atinge 30% da população mundial como um todo sem distinção de sexo, cerca de 15% são crianças, segundo as estatísticas médicas. Com o passar dos anos a incidência vai diminuindo cada vez mais. Quando o problema ocorre durante o dia recebe o nome de bruxismo.

Possíveis causas

Várias são as possíveis causas da disfunção, mas acredita-se que as principais razões estão ligadas a situações de estresse, tensão, raiva, ansiedade, frustração, alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão), outros problemas do sono, como a apneia, refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para boca ou a fatores genéticos.

 

 

Efeitos

O Bruxismo pode causar uma série de transtornos, tais como, fazer com que os dentes fiquem doloridos ou soltos, e muitas vezes, desgastados, pode provocar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva e ainda, ocasionar problemas ósseos nas articulações da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

 

Sintomas e sinais

Alguns sintomas e sinais que podem te ajudar a descobrir se você está sofrendo com o Bruxismo:

– Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dores de cabeça;

– Dores na face e sensação de rosto cansado;

– Ranger ou apertar os dentes com tanta força que produz ruídos capazes de acordar quem está dormindo ao seu lado;

– Aumento da sensibilidade dentária;

– Desgaste do esmalte dental e amolecimento dos dentes (dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos);

– Dores e zumbidos no ouvido;

– Dores no pescoço;

– Estalos ao abrir e fechar a boca;

– Recuos de língua;

– Alterações do sono.

 

 

Qual a melhor forma de tratamento?

Não se conhece ainda, um tratamento completamente eficaz para a cura do bruxismo, portanto os principais objetivos do tratamento são reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. Para tanto, o recurso mais indicado no momento é a colocação de placas interoclusais flexíveis feitas de silicone ou placas rígidas feitas de acrílico. Elas são moldadas de acordo com a arcada dentária do paciente e ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios, além de reduzir o atrito que provoca o desgaste e abalo dos dentes. Converse com seu dentista para avaliar a melhor placa para o seu caso.

 

 

Aplicação da toxina botulínica no tratamento contra o Bruxismo

 

A toxina botulínica é aplicada em um dos músculos da face e é bastante eficaz em minimizar os efeitos das tensões mandibulares, desta forma, dirimindo a força que provoca o atrito entre os dentes.

A vantagem de escolher essa forma de tratamento em detrimento do tradicional é o fato de que, diferentemente das placas noturnas, que podem gerar desconforto ao descanso do paciente, a toxina não causa nenhuma espécie de incômodo e pode ser aplicada também para auxiliar no controle das dores de cabeça muitas vezes causadas pelo bruxismo. Porém, a técnica atenua as dores, mas não promove a cura. É preciso um acompanhamento médico para designar o melhor tratamento, muitas vezes tratar os sintomas de ansiedade ajuda muito, além de modificar hábitos alimentares e praticar exercícios físicos ou fisioterapia.

 

 

Cuidados para aliviar os efeitos do Bruxismo

 

Para ajudar a aliviar a dor, você pode tomar alguns cuidados, como: Evitar comer alimentos duros, reduzir o estresse diário, aprender e tornar um hábito algumas técnicas de relaxamento para o rosto, músculos da mandíbula e articulações de cada lado da cabeça, aplicar gelo ou calor úmido nos músculos da mandíbula, sempre que necessário, beber muita água todos os dias e procurar dormir bem.

 

Para tirar dúvidas e definir as melhores formas de tratamento para o seu caso, consulte seu dentista regularmente.

Comentários