O que é a mordida cruzada?

27/05/2015 às 13:28
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/mordida-cruzada/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

E quais os principais problemas causados por ela?

Para que ocorra uma oclusão (mordida) normal, consideramos uma relação de equilíbrio e interdependência entre os dentes, as bases ósseas e a musculatura. Relação de proporcionalidade da maxila e da mandíbula e uma adequada função muscular. Já, a mordida cruzada é caracterizada pelo mau posicionamento dentário, que ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior não se encaixam corretamente na inferior que deveria ser recoberta prejudicando assim os movimentos mastigatórios.

Os principais problemas causados pela mordida cruzada são as dificuldades respiratórias, o desvio da linha média dentária, o desgaste anormal e até a perda dos dentes, problemas de mastigação e da fala, retração da gengiva, bruxismo, alteração no padrão de abertura e fechamento com desvio mandibular e comprometimento da estética facial.

O tratamento deve ser iniciado logo após ser diagnosticado, assim poderá permitir um correto desenvolvimento da oclusão ou ainda, quando identificado o problema esquelético, o paciente ficará sob acompanhamento durante todo o período de crescimento, já nos casos mais severos pode ser necessário optar por fazer uma cirurgia.

 

Fatores que podem causar a mordida cruzada

Os fatores genéticos, funcionais, endócrinos e ambientais podem causar a mordida cruzada, além da falta de desenvolvimento maxilar ocasionada pela respiração bucal, perda precoce dos dentes, trauma na dentição, falta de espaço na arcada dentária, dentes extranumerários, o hábito de sucção de dedos e a ausência de harmonia no crescimento dos maxilares.

 

Tratamento da mordida cruzada

O primeiro passo é consultar um especialista para que ele possa avaliar o quadro e indicar as melhores opções de tratamento.

O tratamento ortopédico funcional ou ortodôntico é indicado para crianças, mesmo aquelas que ainda possuam dentes de leite. Uma das ferramentas mais utilizadas para auxiliar no tratamento são os aparelhos removíveis que trabalham de maneira funcional e bimaxilar, superior e inferior. Estes aparelhos estimulam neurônios sensoriais a fim de remodelar estruturas ósseas, musculares e articulares.

Outro recurso que pode ser utilizado são as Pistas Diretas Planas a fim de obter os contatos desejados entre os dentes superiores e inferiores, através de alterações nos formatos dos dentes de leite e com acréscimo de resinas compostas.

Quando o quadro é diagnosticado tardiamente, a única forma de tratamento poderá ser o ortodôntico fixo associado à cirurgia ortognática.

A cirurgia consiste em corrigir o posicionamento defeituoso dos ossos da região dos terços médio e interior da face, apesar da grande complexidade técnica que ela requer, pode ser executada com muita segurança.

 

Marque uma consulta com um especialista para avaliação do seu quadro clínico ou de seus filhos!

Comentários