• Blog

    • Início BlogMordida cruzada: o que é, causas e tratamentos

Mordida cruzada: o que é, causas e tratamentos

23/09/2016 às 15:00
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/mordida-cruzada-o-que-e-causas-e-tratamentos/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

A mordida cruzada é um problema comum, que atinge cerca de 10% dos brasileiros todos os anos e causa infortúnios maiores do que simplesmente um desvio estético. Sabemos que a saúde bucal impacta diretamente na saúde de todo o nosso corpo. Portanto, é imprescindível buscar a ajuda da odontologia e até mesmo da ortodontia para tratá-la, mas primeiro, precisamos entender o que ela é e quais tratamentos temos disponíveis no mercado.

O que é mordida cruzada?

A definição clínica de mordida cruzada é “uma relação anormal de um ou mais dentes de um arco oposto um ou mais dentes do outro arco, causados pelo desvio da posição dos dentes ou posição anormal do maxilar.” Ok, para um profissional de saúde está bem claro, mas vamos tentar entender de forma mais simples.

Em termos leigos, a forma correta de alinhamento dos dentes é quando temos a mandíbula suérior é maior do que a inferior, ficando mais pra frente, possibilitando um encaixe perfeito na mordida. Existem dois tipos de mordida cruzada: A posterior – quando os dentes superiores ficam pra dentro de seus dentes inferiores de um lado da boca (unilateral) ou dos dois lados quando você mastiga- e a anterior – quando os dentes frontais superiores ficam para trás os dentes inferiores da frente quando você morde.

Causas da mordida cruzada

Mordidas cruzadas costumam ser causadas por uma série de fatores. Se um ou ambos os pais tem uma mordida cruzada, há uma boa chance de o filho herdá-la. Outra causa é o tamanho da mandíbula – se a sua mandíbula superior é menor do que o maxilar inferior, ou suas mandíbulas são incompatíveis em tamanho, você provavelmente poderá desenvolver uma mordida cruzada.

As crianças são mais propensas a desenvolver mordidas cruzadas se os seus dentes do bebê não caem em tempo hábil, por exemplo. Eis o porquê: Se os dentes permanentes superiores começam a brotar, enquanto os dentes do bebê ainda estão presentes, eles não têm espaço para crescer em exceto por trás dos dentes de leite. Quando uma criança morde, esta fileira de trás dos dentes vai cair para trás o mais baixo para os dentes para criar uma mordida cruzada.

Grandes adenóides e amígdalas também podem contribuir para o desenvolvimento de uma mordida cruzada. Se as adenóides e amígdalas da criança são muito grandes, isso pode forçá-la a respirar pela boca, em vez de pelo nariz. Essa interferência pode parecer de pouca importância, mas na verdade, isso pode causar um crescimento inadequado da mandíbula. Quando a criança respira pelo nariz, a língua é posicionado sobre o céu da boca, o que estimula as mandíbulas superiores a crescerem lateralmente, mas, se uma criança é forçada a respirar através da boca, a língua se desloca para fora da posição e para longe do céu da boca, fazendo com que os maxilares cresçam de forma assimétrica.

Tratamento e correção para mordida cruzada

Nem toda a mordida cruzada requer correção, mas a única maneira de saber é através de um diagnóstico adequado. Um ortodontista pode recomendar um tratamento odontológico para mordidas cruzadas. Alguns aparelhos são recomendados para corrigir essa imperfeição.

Um aparelho muito receitado é o expansor dental. Costuma ser utilizado na fase inicial do tratamento, durante os primeiros 1-2 meses para expandir a mandíbula. Dependendo do caso pode ser usado por mais três meses, para que a mandíbula se adapte à nova posição.

Outro acessório recomendado é a cinta dental, também utilizada em conjunto com um expansor ou colocadas depois que expansor é removido.

Não deixe de consultar seu dentista

A mordida cruzada é mais do que apenas uma imperfeição cosmética. Então, se você suspeita que tem uma mordida cruzada e saiba que é de extrema importância procurar um dentista para iniciar o tratamento o mais cedo possível para facilitar o tratamento e evitar danos mais graves na sua saúde.

Entenda melhor o que é mordida cruzada neste vídeo:

Saiba como tratar a mordida cruzada neste vídeo:


Agende sua consulta AQUI.

Comentários