• Blog

    • Início BlogMitos e Verdades Sobre a Saúde Bucal dos Adultos

Mitos e Verdades Sobre a Saúde Bucal dos Adultos

24/04/2017 às 8:00
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/mitos-e-verdades-sobre-saude-bucal-de-adultos/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog

Muitas orientações foram passadas de boca a boca e hoje estão entre os cuidados rotineiros com a saúde bucal dos adultos. Mas será que todas elas são verdadeiras?

Contar com informações confiáveis é fundamental para cuidar bem do seu sorriso. Para ajudá-lo, investigamos o que está rolando por aí sobre o tema e separamos abaixo o que é verdade e o que não passa de mito.

A escova de dentes deve ser trocada frequentemente – verdade

Com o tempo de uso, as cerdas da escova de dentes ficam desgastadas e ela perde sua eficiência em remover placas bacterianas. Por isso, os profissionais de odontologia recomendam a troca do acessório a cada três meses.

Os dentes devem ser escovados imediatamente após as refeições – indefinido

Alguns profissionais da odontologia defendem esperar pelo menos 30 minutos após as refeições para escovar os dentes. Esse período é fundamental para a saliva agir e neutralizar o pH dos alimentos ácidos e não prejudicar esmalte dental.  Por outro lado, alguns especialistas acreditam que deixar a escovação para depois dará chances para a formação da placa bacteriana e será mais difícil removê-la. Para evitar esse problema, o recomendado é consultar seu profissional de confiança.

É necessário usar muito creme dental – mito

Não adianta encher a escova com creme dental. O que faz diferença efetivamente na limpeza dos dentes é a técnica empregada. Coloque uma pequena quantidade de pasta no meio das cerdas e invista numa boa escovação.

Café mancha os dentes – verdade

O café é rico em corante que tem capacidade maior de permear no esmalte dentário e manchar os dentes. Outras bebidas também podem causar o problema por esse mesmo motivo, como é o caso do chá mate e preto e o vinho tinto.

Enxaguantes bucais podem substituir a escovação – mito

Quem nunca substituiu uma escovação pelo enxaguante bucal? A sensação de limpeza causada pelo produto dá a impressão de que a troca foi um bom negócio. Mas o fato é que os enxaguantes são apenas complementos da limpeza e sem escova e fio dental não têm utilidade.

Escovação em excesso prejudica a dentição – verdade

Escovar os dentes numa frequência exagerada pode prejudicar a abrasão do esmalte dental e provocar retração gengival a longo prazo. O que importa é a qualidade da escovação e não a quantidade. Desde que você empregue a técnica correta e use uma escova nova, pode fazer a higienização três vezes por dia.

Escovas de cerdas rígidas limpam melhor – mito

Ao contrário, essas escovas pode causar retração da gengiva e desgaste do esmalte dental. A escova ideal é ultramacia, com grande quantidade de cerdas, cabeça pequena e cabo liso e flexível, características que permitem alcançar todas as regiões, inclusive as de difícil acesso. Apesar da higienização ser mais suave, evita a retenção de sujidades.

A língua também precisa ser higienizada – verdade

Durante a escovação, a língua quase sempre é esquecida. Mas ela também precisa ser escovada ou higienizada com um raspador de língua. É que a região apresenta fissuras nas quais podem ficar alojadas bactérias e placa bacteriana. Essa retenção, inclusive, é a principal responsável por causar mau hálito.

Nunca se deve dormir sem escovar os dentes – verdade

Quando dormimos, a salivação diminui e até chega a ser interrompida e os dentes ficam desprotegidos durante muitas horas. Por isso, a escovação antes de dormir é uma das mais importantes e precisa ser realizada criteriosamente.

Dentes do siso não têm função e devem ser extraídos – mito

Os dentes do siso também são importantes para a mastigação. Eles somente devem ser extraídos se sua erupção causar problemas, como comprometimento de outros dentes, inflamação da gengiva ao redor ou cáries recorrentes devido à dificuldade de serem higienizados.

Mascar chicletes sem açúcar combate cáries – mito

Os chicletes sem açúcar ajudam na limpeza mecânica dos dentes e estimulam a secreção da saliva, o que aumenta a proteção contra cáries. Mas eles não combatem o problema e, por esse motivo, não devem ser usados em substituição à escovação.

É normal a gengiva sangrar ao passar fio dental – mito

Essa informação é muito difundida talvez por ser bem comum, mas o fato é que não tem nada de normal. Caso isso esteja acontecendo, há duas possíveis causas: uso do fio dental com força ou inflamação da gengiva. Procure fazer a higienização com mais cuidado e consulte seu dentista se o sintoma persistir.

Quer saber uma grande verdade sobre a saúde bucal de adultos? Praticar a prevenção é fundamental para garantir um belo sorriso. Comece agora mesmo sua rotina de cuidados com profissionais de referência em todas as áreas da odontologia no Hospital da Face.

Comentários