Meu filho quebrou um dente. E agora?

Publicado em Por em Cuidados com os Dentes

Ao andar de bicicleta, skate, patins ou patinete, as crianças podem se machucar e muitas vezes fraturar algum osso, como quebrar um dente. Os traumas dentais infantis são muito comuns na primeira infância, pois é nessa fase que a criança está aprendendo a andar e cheia de curiosidade para explorar novos ambientes.

Mantenha a calma

É muito importante que os pais mantenham a calma, procurem tranquilizar e distrair a criança com algumas táticas como brincadeiras ou piadas para que tudo corra bem.

Se ao avaliar a boquinha da criança, perceber que só há muito sangue, porém nenhum dente quebrado ou lascado, o recomendado é lavar bem o local e pressionar o sangramento com uma gaze umedecida. Colocar um pouco de gelo também pode ajudar a aliviar a dor e a não inchar.

Agora, se o sangramento não cessar e houver suspeita de mobilidade dental ou muita dor, os pais não devem hesitar em procurar um profissional imediatamente.

No consultório, o profissional deverá realizar uma análise da extensão do trauma e tomar as devidas providências para que o sorriso do seu filho volte ao normal sem prejudicar seu crescimento e desenvolvimento. Uma fratura dental não tratada corretamente pode prejudicar a estética, bem como a pronúncia de alguns fonemas, afetando diretamente a qualidade de vida da criança.

Principais traumas dentários em crianças

Dente fraturado

É comum a fratura de um ou mais dentes em consequência de um traumatismo. Além disso, muitas vezes, pode ocorrer dano no nervo do dente. Deve-se sempre consultar o dentista, para que ele possa avaliar a extensão do dano, tratar a fratura e prevenir eventualmente problemas da vitalidade futura do dente.

A melhor maneira de se evitar fraturas nos dentes é se prevenindo, principalmente no caso de esportes, como andar de bicicleta, andar de “Skate”, basquete, vôlei, jogos de futebol ou “rugby” entre outros esportes coletivos. É muito importante o uso de protetores bucais. Em 80% dos casos, os incisivos centrais superiores são afetados e a lesão mais comum é o dente quebrado.

Perda total de um dente

Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente. É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para que se aumentem as chances de salvar esse dente.

Possibilidade de Reimplante

Se o dente de leite da criança cair, ele não precisa ser guardado para a reposição. Porém, no caso da queda do dente permanente, este deve ser reimplantado o quanto antes. Se não for possível reimplantar logo após a queda, o dente deve ser conservado em solução salina, leite, saliva ou até mesmo na boca ou sob a língua. Se o dente é recolocado em seu lugar pelo dentista dentro de duas horas, as chances de sucesso são de 90%.

Os pais devem guardar o fragmento do dente (se o encontrar depois da queda),caso este tenha sido quebrado apenas em um ponto. Nestes casos, é bem possível que o dentista use resina para colar novamente o pedaço quebrado. Porém, mais para frente uma restauração definitiva ou um tratamento de canal podem ser sugeridos pelo dentista.

Seu filho passou por isso? Que tal buscar ajuda de nossos especialistas?

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas