Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM (Disfunção Temporomandibular)

Publicado em Por em Dicas de saúde, Reabilitação Oral

Você ou alguma pessoa próxima fica com a mandíbula estalando quando abre ou fecha boca, ou ainda, ao mastigar, bocejar? Saiba que essa é uma evidência de disfunção temporomandibular (DTM). A seguir, explicamos o que é a ATM, o que é uma disfunção nela e outros indicativos de que há algo acontecendo na sua mandíbula. Boa leitura!

A Articulação Temporomandibular (ATM): uma das partes mais atuantes do corpo

A ATM é a área de união entre mandíbula e crânio. Sua estrutura possibilita ao indivíduo realizar movimentos de abrir e fechar a boca e mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados.

Além dos ossos que estão encaixados, há um disco articular cartilaginoso que facilita o deslizamento do osso da mandíbula e evita que ele entre em atrito com o osso do crânio, além dos músculos e ligamentos responsáveis pela movimentação local.

Disfunção Temporomandibular (DTM): entenda o problema

Uma disfunção na ATM é tudo que impacte o bom funcionamento da articulação e estruturas anatômicas associadas. Assim, se a pessoa não consegue realizar os movimentos adequadamente, ela apresenta o problema, ou melhor, alguns dos problemas pois o termo DTM refere-se a um conjunto de alterações nesta área.

Em geral, os motivos da DTM podem ser pelo mau posicionamento do disco articular, que pode estar desgastado e ter saído do lugar ou estar impossibilitando a plena movimentação da mandíbula, pode ser por alterações na musculatura da mastigação ou até mesmo desgastes ou alterações ósseas na mandíbula ou na área onde ela se encaixa. Existem inclusive situações em que dois ou mais fatores se unem para causar a disfunção local!

Bruxismo

O bruxismo – hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono ou em momentos de repouso ao longo do dia –  é frequentemente associado à DTM. Há, de fato, uma relação entre os dois, no sentido de que ele pode ser tanto o causador de uma disfunção temporomandibular, como uma consequência do problema. Com isso, saber como tratá-lo é bastante importante para evitar a DTM ou outros tipos de situações.

Dores de Cabeça

Muitas vezes uma dor de cabeça recorrente, diária, pode ter origem em DTMs, e este tratamento também pode ser realizado por cirurgiões-dentistas utilizando várias terapêuticas como o uso de toxina botulínica! A toxina provoca a diminuição das forças mastigatórias, melhorando as dores diárias!

Além da mandíbula estalando: outros indícios de DTM

Ouvir barulho de mandíbula estalando ou grandes deslocamentos da mandíbula na mastigação são um indícios de que os problemas estão se agravando e de que talvez seja necessária a intervenção cirúrgica.

Há outros fatores prévios ou concomitantes ao estalo que sugerem haver alguma disfunção na ATM. Dificuldade para fazer alguns movimentos, dor na mandíbula, zumbido no ouvido, dor de cabeça e tensão no pescoço são evidências de que a visita a um cirurgião-dentista se faz necessária.

O tratamento para uma disfunção na ATM envolve diferentes etapas, sendo a cirúrgica a última alternativa a ser prescrita. O controle do estresse, a reeducação do paciente para romper com hábitos nocivos e até a adoção de medicação apropriada fazem parte das medidas que podem ser tomadas a fim de melhorar o quadro do indivíduo acometido.

Não espere o problema agravar para procurar orientação odontológica. Agende  uma consulta no Hospital da Face e seja atendido por dentistas especialistas em DTM e ainda tenha acesso a uma infraestrutura completa!

 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos:

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas