Publicado em Por em Cuidados com as Gengivas, Cuidados com os Dentes

As bactérias em nossa boca, se proliferam a partir dos resíduos e detritos de alimentos que ficam acumulados entre o dente e a gengiva formando a placa bacteriana.

A má higiene oral tem um impacto direto sobre os dentes e gengivas causando cárie, inflamação, destruição dos tecidos de suporte, além de doenças periodontais que podem contribuir para o parto prematuro em mulheres grávidas, causar complicações do diabetes, e aumentar o risco cardiovascular.

A cárie ainda é o maior problema de saúde bucal do Brasil

A cárie é uma doença bucal que, se não tratada, pode trazer inúmeros outros problemas graves para a saúde ao longo de toda a vida.

No Brasil, bebês com idade entre um ano e meio e três anos já têm em média um dente cariado. Mesmo na região sudeste, onde há mais recursos, a ocorrência de cárie nessa faixa etária varia entre 31% e 39%.

Segundo dados da Organização Europeia de Pesquisa sobre a Cárie (Orca em inglês),bebês de 0 a 3 anos que visitam frequentemente o dentista podem ter 69% de redução da incidência da cárie. Para a Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) esta posição preventiva que deve ser adotada frente a todas as doenças bucais.

Confira algumas dicas para manter sua saúde bucal em dia:

1. Escove os dentes de maneira adequada

A escovação deve ser realiza em local bem iluminado e na frente de um espelho. Existem algumas técnicas para um melhor aproveitamento da escovação tanto para os dentes superiores quanto para os inferiores.

Primeiramente, escove as superfícies dos dentes superiores com movimentos suaves e curtos voltados para as bochechas que vão da gengiva até a ponta dos dentes de um lado e do outro. Depois, escove as superfícies internas dos dentes superiores. E então, repita os dois movimentos para a limpeza dos dentes inferiores.

Com movimentos circulares, escove as superfícies de mastigação e não se esqueça de escovar a língua, assim você remove as bactérias que possam estar alojadas nela e purifica o seu hálito.

A higienização bucal deve ser realizada no mínimo três vezes ao dia, após cada uma das refeições. Uma boa escovação deve ter duração de pelo menos 2 minutos.

2. Utilize escova e creme dental apropriado

A escova dental mais recomendada pelos dentistas deve possuir cerdas macias, alça flexível, curvatura da cabeça menor e anatômica, pois assim consegue alcançar melhor todas as regiões da boca removendo com mais eficiência a placa bacteriana e os resíduos dos alimentos. Ela deve ser substituída a cada 03 meses ou quando as cerdas ficarem desgastadas.

Quanto ao creme dental, existem muitas variedades do produto no mercado que auxiliam no combate a gengivite, cárie, sensibilidade e manchas. Portanto, o tipo mais adequado para cada pessoa deverá ser indicado por seu dentista. Procure não engolir creme dental, nem durante, nem depois da escovação, pois o flúor pode ser tóxico dependendo da quantidade ingerida.

3. Use fio dental diariamente

O uso diário do fio dental é recomendado. Ele contribui para a remoção da placa bacteriana e de pequenos resíduos de alimentos grudados entre os dentes ou sob a gengiva e acumulados em locais onde a escova não consegue alcançar.

Para utilizá-lo: Segure o fio dental, enrole parte dele entre dois dedos de suas mãos e faça movimentos leves para cima, para baixo e por entre os dentes. Seja cuidadoso para não cortar ou ferir a gengiva. Depois, remova o fio com movimentos para frente e para trás.

4. Cuide da sua alimentação

Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras e com baixo teor de açúcares e carboidratos. Os açúcares podem representar um perigo para os dentes, se ingeridos com frequência, portanto evite-os.

Evite alimentos e bebidas com corantes, como refrigerantes e bebidas ácidas que possam manchar os dentes e as restaurações de resina, ou ainda ingerir frutas cítricas com muita frequência, pois elas podem causar erosões dentárias e sensibilidade excessiva.

Visite o dentista regularmente

Previna-se de problemas odontológicos visitando seu dentista pelo menos a cada seis meses. Se ao escovar os dentes você perceber qualquer tipo de irregularidade como sangramentos, dores ou sensibilidade, não perca tempo! Marque uma consulta no Hospital da Face e nossos especialistas farão o melhor para manter sua saúde!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas