Inimigos do sorriso saudável

08/07/2019 às 16:00 0 comentários Blog

Quem não deseja ter um sorriso saudável, com dentes brancos, bonitos e sem cáries? Com bons hábitos alimentares e uma rotina de higiene adequada é perfeitamente possível ter um belo sorriso em todas as fases da vida. Basta que você elimine de sua vida e de seu cardápio alimentos e hábitos nocivos à saúde de seus dentes.
Neste post, vamos citar alguns inimigos de um sorriso saudável. Você vai se surpreender com alguns itens da lista.

Cigarro

Não é novidade para ninguém que o cigarro é um dos principais causadores de doenças bucais como a periodontite. Além disso, ele causa manchas e amarelamento nos dentes, além de contribuir com o mau hálito.
O tabaco ainda prejudica a cicatrização de feridas na boca e aumenta os riscos de complicações quando o paciente passa por procedimentos delicados, como de implante dentário.

Açúcar

O açúcar é o pior vilão de um sorriso saudável. Isso porque ele alimenta diversas bactérias presentes na boca. Essas bactérias produzem ácidos que dão origem às caries. Além disso, o açúcar contribui para o aparecimento da gengivite e da periodontite.
Então, se você quer manter seus dentes bonitos e livres das cáries, evite o consumo excessivo de refrigerantes, sucos industrializados, balas e outras guloseimas.

Frutas cítricas

As frutas cítricas como laranja e limão são boas fontes de Vitamina C, mas podem causar danos ao seu sorriso. Isso porque elas são ácidas e por isso, podem corroer o esmalte dentário, deixando seus dentes sensíveis.
Mas não é necessário deixar de consumir esse tipo de fruta. Basta escovar os dentes sempre depois de tomar um suco de limão ou chupar uma laranja.

Alimentos ricos em amido

A maior parte das pessoas não sabe, mas alimentos como pães, bolachas, biscoitos, batatas e massas também são inimigos de um sorriso saudável. Esse tipo de comida se transforma rapidamente em açúcar, que é o alimento predileto das bactérias responsáveis pelo surgimento das cáries.
Alimentos ricos em amido ainda dificultam a higiene bucal, pois grudam nos dentes.

Alimentos muito pigmentados

Alimentos muito pigmentados como café, açaí, beterraba e diversos outras comidas escuras também são prejudiciais à conquista de um sorriso saudável. O corante excessivo gruda no esmalte dos dentes, causando manchas e deixando o sorriso amarelado.
Para manter seus dentes sempre brancos, o ideal é escovar os dentes sempre depois de consumir alimentos muito ricos em corantes.

Escovas de cerdas duras

É comum que as pessoas pensem que a escova de dentes precisa ser dura para promover uma boa limpeza. Mas isso não é verdade. A única coisa que cerdas duras fazem é danificar o esmalte dos dentes e machucar as gengivas.
As escovas de cerdas macias e ultramacias promovem a limpeza necessária, sem prejudicar os dentes e as gengivas.
Esses são alguns dos principais fatores que impedem você de ter um sorriso saudável. Então, tenha uma alimentação e hábitos saudáveis, além de uma rotina eficiente de higiene bucal. No mais, você deve visitar seu dentista a cada 6 meses para fazer um check-up odontológico e realizar a profilaxia dentária.

Gostou do post e quer saber como cuidar melhor de seu sorriso? Entre em contato com o Hospital da Face e converse com um de nossos profissionais.

Comentários