A importância da saúde bucal

08/07/2015 às 14:14
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/importancia-da-saude-bucal/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão estética, e sim de saúde. A nossa saúde começa pela boca, por isso a má higiene bucal a transforma num ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode ocasionar uma série de danos e doenças como, as inflamações, as cáries, a destruição dos tecidos de suporte, a gengivite (inflamação da gengiva- estágio inicial), a periodontite (doença crônica gengival), endocardite bacteriana (infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração), risco cardiovascular aumentado, parto prematuro em mulheres grávidas, doenças pulmonares e até possíveis complicações do diabetes.

Portanto, se torna essencial respeitar a higienização oral, incluindo a escovação regular dos dentes (três vezes ao dia, ou após as principais refeições) e usar o fio dental. Esse hábito contribui para a eliminação dos resíduos alimentares que ficam agarrados entre os dentes e evita a formação da placa bacteriana, diminuindo a possibilidade de doenças de origem bucal. Além disso, o ideal é visitar seu dentista regularmente para realizar uma limpeza completa e profissional.

 

Saúde bucal e o risco de prematuridade

As mulheres grávidas que apresentam a doença da periodontite possuem um grau de risco maior em 2,7 vezes de dar à luz a uma criança prematura (nascidas abaixo de 37 semanas de gestação e pesando menos de 2,5 kg) e ainda, a possibilidade de desenvolver o quadro de pré-eclâmpsia, por exemplo.

Tratar qualquer doença bucal durante a gravidez é fundamental, por isso, não deixe de consultar o seu dentista logo no início da gravidez e faça o acompanhamento periódico indicado por ele mediante avaliação específica do seu caso.

Saúde bucal e as possíveis complicações do diabetes

As pessoas que possuem o diagnóstico do diabetes possuem um risco aumentado de contrair doenças gengivais (gengivite, periodontite), pois são mais suscetíveis as infecções bacterianas e têm a capacidade diminuída de combatê-las, portanto devem tomar cuidado aos primeiros sintomas de problemas bucais, sejam as gengivas vermelhas, doloridas ou inchadas.

As doenças gengivais podem afetar o controle glicêmico no sangue e contribuir para a progressão do diabetes. Outros problemas bucais relacionados à doença: candidíase, mais conhecida como sapinho que é uma infecção causada por um fungo que cresce na boca, e ainda, boca seca que pode causar infecções, cáries, aftas e até úlceras.

Visite seu dentista regularmente e faça exames periódicos, assim ficará mais fácil detectar qualquer tipo de problema bucal e controlar o diabetes.

 

Saúde bucal e a doença cardiovascular

A doença da periodontite triplica o risco do paciente sofrer um episódio agudo cardiovascular, como um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). Ela tende a engrossar gradativamente o revestimento da artéria carótida (que fica localizada no pescoço e é responsável por levar o sangue do coração para a cabeça).

Estudos apontam que a má higiene oral, marcada pelas raras escovações ou limpezas inadequadas está diretamente associada a um risco aumentado da doença cardiovascular.

Fique atento aos sintomas da doença periodontal, normalmente ao escovar os dentes ocorre o sangramento gengival, mau hálito persistente, gengivas vermelhas, doloridas ou inchadas, retração gengival, entre outros.

Cuide da sua saúde bucal e tenha mais qualidade de vida. Visite o dentista regularmente!

Agende agora uma consulta!

Comentários