• Blog

    • Início BlogImplantes dentários: Por que e quando realizar?

Implantes dentários: Por que e quando realizar?

27/03/2015 às 0:12
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/implantes-dentarios/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 224

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226
0 comentários
Blog, Hospital da Face

O que é um implante dentário?

O implante dentário consiste em uma intervenção cirúrgica a fim de posicionar um suporte ou estrutura de metal, normalmente fabricada em titânio, no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Assim, permitindo ao dentista posteriormente montar dentes substitutos sobre o suporte.

 

Por que realizar o procedimento?

As próteses dentárias tem sido uma escolha frequente para vários pacientes que se sentem desconfortáveis com a ideia de utilizar próteses ou dentaduras comuns e outros, porque não se adaptam a estes.

Algumas razões que podem fazer com que você opte por um implante dentário:

– Uma ótima solução estética restauradora desenvolvida para oferecer estabilidade com aparência natural;

– O tratamento com o implante dentário pode ajudar a evitar a perda gradual da força de mastigação do osso da mandíbula substituindo a raiz natural do dente;

– Os pacientes com implantes dentários sentem-se mais seguros e confortáveis para falar, sorrir e comer;

– Se houver necessidade de substituir um dente faltante por uma ponte, os dentes vizinhos acabam desgastados para receberem a ponte. Optando por um implante dentário, esse procedimento não será necessário. Assim, você preservará os dentes vizinhos;

– O sistema de implantes vem sendo cada dia mais utilizado e possui qualidade comprovada.

Quando realizar o procedimento?

Para que o paciente possa receber um implante é necessário que ele possua gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Portanto, os implantes só podem ser inseridos depois que os ossos da mandíbula estiverem totalmente desenvolvidos.

Qual o procedimento mais indicado?

Atualmente, o implante ósseo integrado tem sido recomendado para o tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

 

Implante ósseo integrado

Consiste no implante cirúrgico do suporte diretamente no osso maxilar.

Esse procedimento exige um período de adaptação, integração do suporte ao osso que leva em média de 4 a 6 meses dependendo da região do implante. Posteriormente é realizada uma segunda cirurgia para ligar o implante ao meio bucal. O cirurgião dentista remove a gengiva que está cobrindo o implante e só então ele conecta um ou mais dentes a ele. Pode ser feito individualmente ou agrupado em uma prótese.

 

Tipos de prótese

Prótese protocolo

Conhecida como prótese total implantosuportada e implantoretida é parafusada e fixada sobre 4 a 8 implantes em média. Pode ser confeccionada em resina ou porcelana. Este tipo de prótese só pode ser removida pelo seu dentista.

 

 

Por que usá-la?

Ela contribui para um visual estético limpo e é uma ótima opção para quem não se sente a vontade com a possibilidade de usar uma dentadura.

 

Cuidados com a prótese

Este tipo de prótese requer um cuidado adequado do paciente, pois apresenta certo grau de dificuldade em relação à higienização dos dentes pelo fato de serem conectados entre si.

Prótese overdenture

É uma prótese total removível sobre o implante confeccionada em resina. É como uma dentadura, mas possui um encaixe que conecta os implantes à prótese, conferindo mais estabilidade.

Por que usá-la?

Este tipo de prótese acaba tendo um valor inferior ao da prótese protocolo porque exige menos implantes 2 a 6 em média.

 

Cuidados com a prótese

A higienização desta prótese é mais simples, pois ela pode ser removida pelo próprio paciente facilitando a limpeza bucal.

 

Cuidados posteriores ao implante

Os implantes exigem uma higiene bucal adequada diariamente e o comparecimento do paciente em consultas regulares.

 

Consulte um cirurgião dentista para avaliar se o implante dentário é a melhor opção para o seu caso.

Comentários