• Blog

    • Início BlogImplantes Dentários: saiba mais sobre o procedimento

Implantes Dentários: saiba mais sobre o procedimento

30/10/2018 às 17:38 0 comentários Blog

Os implantes dentários são pinos de titânio, fixados no osso do maxilar ou da mandíbula por meio de procedimento cirúrgico, visando a substituir a raiz de um dente natural que foi perdido. Sua função é servir de suporte para um dente artificial — prótese sobre implante.

Além de melhorar a autoestima do paciente, os implantes ainda devolvem o poder de mastigação, melhorando significativamente a qualidade de vida da pessoa que se submete ao tratamento.

Quer saber como é feito o tratamento, suas vantagens e quem pode se submeter a uma cirurgia de implante dentário? Então continue a leitura deste post que daremos mais detalhes!

Como é realizada a cirurgia para colocar os implantes dentários?

A primeira coisa a ser feita antes do procedimento é uma avaliação criteriosa pelo dentista. Nessa etapa, o profissional vai pedir alguns exames para verificar a viabilidade do tratamento e a melhor técnica cirúrgica a ser utilizada.

Em alguns casos, o paciente não tem estrutura óssea suficiente para que a peça de titânio seja fixada. Então, será necessário um enxerto, que pode ser feito com osso do próprio paciente ou proveniente de bancos de ossos.

A cirurgia é feita em consultório, sob anestesia local e o tempo do procedimento depende da complexidade do caso e da habilidade do cirurgião-dentista. Após a etapa cirúrgica, ainda é preciso aguardar um período entre 6 e 8 meses para que o implante se integre ao osso e o dentista possa finalizar o tratamento.

Quais são as vantagens do procedimento?

O tratamento com implantes dentários não é doloroso como as pessoas pensam e o pós-operatório é bem tranquilo, desde que o paciente siga as orientações do dentista em relação ao repouso.

Os implantes devolvem a autoestima do paciente, perdida devido à falta de dentes. Além disso, o poder de mastigação melhora consideravelmente a qualidade de vida da pessoa, pois ela sente melhor a textura dos alimentos. A mastigação correta também contribui para que o sistema digestivo funcione melhor.

Diferentemente das dentaduras, os implantes são bastante confortáveis, pois não há risco de eles se soltarem durante a mastigação. No mais, o tratamento é bastante seguro e não oferece riscos ao paciente.

Se bem cuidado, um implante pode durar até 20 anos, mas isso depende dos hábitos alimentares e da higiene bucal do paciente.

Qualquer pessoa pode fazer um implante dentário?

Tecnicamente, qualquer pessoa acima dos 16 anos — idade em que o desenvolvimento ósseo é concluído — pode se submeter ao tratamento de implante. Mas como todo e qualquer procedimento cirúrgico, há contraindicações para a realização de um implante.

Pessoas com doenças nas gengivas, que sofrem de bruxismo, hipertensão e diabetes não controladas, problemas cardíacos ou fazem uso de medicamentos que prejudicam a cicatrização devem ser avaliados com cautela.

Pacientes que fumam também devem ser avaliados criteriosamente pelo dentista, pois o tabaco prejudica a integração do implante ao osso, o que coloca em risco a eficácia do tratamento. De modo geral, os implantes dentários praticamente não tem contraindicação, mas apenas o dentista pode dizer se você pode ou não realizar o tratamento.

Você quer fazer um implante dentário, mas tem dúvidas sobre o procedimento? Marque uma avaliação com um de nossos profissionais! Somos referência no quesito saúde odontológica e temos dentistas altamente capacitados para atender você e sua família!

Comentários