Hábitos que danificam os dentes

25/05/2019 às 10:00 0 comentários Blog

Os cuidados diários com a higiene bucal são essenciais para manter dentes bonitos e saudáveis. Além disso, alguns hábitos devem ser abandonados para manter a beleza do sorriso. Isso porque, mesmo sem querer, adotamos práticas que levam ao amarelamento dos dentes e ao surgimento de doenças como cáries e problemas nas gengivas.

Neste post, vamos citar alguns hábitos que danificam os dentes e que você deve abandonar caso queira manter um sorriso bonito por toda a vida. Vamos lá?

Utilizar escovas de cerdas duras

Muitos pacientes pensam que escovas de cerdas duras promovem uma limpeza mais eficaz. Porém isso não é verdade, mas as cerdas rígidas podem danificar o esmalte dos dentes e causar sensibilidade dentinária.

Consumir muito açúcar e alimentos ácidos

O açúcar é um dos maiores vilões de um sorriso bonito, pois ele é o principal causador de cáries e doenças nas gengivas. Os alimentos ácidos como refrigerante, bebidas alcoólicas e o café, se consumidos em excesso, contribuem com a desmineralização dos dentes, o que deixa eles mais frágeis e sensíveis.

Consumir alimentos muito pigmentados

Alimentos ricos em corantes como vinho, beterraba, catchup, mostarda, açaí e diversas outras comidas tendem a modificar a cor natural dos dentes. Claro que isso não significa abandonar aquele delicioso açaí em dia quente, mas que alimentos muito pigmentados não devem ser consumidos em excesso.

Fumar com frequência

O tabaco é outro vilão de um sorriso branco, bonito e saudável. Além de amarelar os dentes, o hábito de fumar com frequência ainda prejudica a saúde das gengivas. Isso porque, no cigarro há substâncias que diminuem a vascularização dos tecidos moles que envolvem os dentes.

Esse fator diminui a capacidade de nutrição e proteção das gengivas e a consequência disso é o desenvolvimento da periodontite — doença que destrói ossos e ligamentos responsáveis pela sustentação dos dentes.

Morder objetos e abrir embalagens com os dentes

É comum que as pessoas abram embalagens com a boca. Esse hábito é bastante nocivo, pois na hora de você abrir alguma coisa com os dentes, eles podem se quebrar ou lascar. Embora haja tratamentos disponíveis para o problema, é melhor evitar do que remediar, certo?

Aquela famosa mania de morder tampa de caneta e lápis também é bastante prejudicial à beleza do sorriso, pois esses hábitos causam desgaste e fraturas nos dentes.

Dormir sem escovar os dentes

A escovação noturna é a mais importante de todas, pois durante o sono, a boca sofre uma redução significativa na produção de saliva. A saliva é a principal responsável por manter a boca livre de bactérias nocivas à nossa saúde bucal. Então, quando você dorme sem fazer a higiene oral, sua boca fica suscetível à ação desses microrganismos e com o passar do tempo, as complicações aparecem.

Negligenciar as visitas ao dentista

Mesmo que você adote bons hábitos de higiene bucal e tenha uma alimentação balanceada, é importante visitar o dentista a cada seis meses. Durante as consultas, o profissional verifica toda sua cavidade oral em busca de alguma anormalidade, como o mínimo sinal de cárie ou doença nas gengivas. Vale ressaltar que, quanto antes esses problemas forem tratados, melhor para seu sorriso e para seu bolso.

Além disso, a limpeza profissional deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, pois ela evita o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que são os principais causadores das cáries e inflamações nas gengivas.

Gostou do post e está em busca de de dentistas qualificados para cuidar da saúde dos seus dentes? Entre em contato com o Hospital da Face e conheça nossa equipe de profissionais!

Comentários