Gengiva sangrando ao escovar os dentes ou usar o fio dental? Saiba as possíveis causas desse problema

Publicado em Por em Cuidados com as Gengivas

A limpeza bucal deve ser feita diariamente com atenção para evitar problemas bucais como cáries e inflamações. Infelizmente, sangramentos gengivais durante a escovação e o uso do fio dental são recorrentes para muitos, e podem surgir devido a diversas causas. Se você está preocupado com a gengiva sangrando, esse post pode ajudá-lo a entender quais as possíveis origens desse problema e também lembrá-lo da importância de uma consulta com o dentista para ter um diagnóstico correto.

O que pode causar o sangramento da gengiva?

Escovação com força

Uma escovação agressiva pode resultar em pequenos cortes na gengiva e fazê-la sangrar. Para garantir que os dentes fiquem livres de resíduos de alimentos, não é preciso escová-los com força: uma boa escovação exige atenção e cuidado, apenas. Visitar o consultório do seu dentista pode evitar um problema simples como este, já que o profissional pode instruir a melhor forma de fazer a limpeza bucal.

Não passar fio dental corretamente

Muitos pacientes reclamam de ter a gengiva sangrando depois de usar o fio dental, isso porque não o usam do jeito correto. Pacientes que passam fio dental sem frequência também podem sofrer com o sangramento devido ao acúmulo de sujeira entre os dentes.

Gengivite

A má escovação e a falta de uso de fio dental podem resultar em uma inflamação na gengiva, chamada gengivite. O acúmulo da placa bacteriana pode endurecer e formar o tártaro, que causa essa inflamação e outros problemas como a periodontite – estado mais grave da gengivite.

Alterações hormonais durante a gravidez

A gravidez é um período muito delicado e marcado por diversas alterações hormonais, algumas ocasionando no sangramento da gengiva. Normalmente, mulheres grávidas devem frequentar o dentista com maior frequência e, caso notem sangramento durante a limpeza bucal, devem comentar sobre isso durante uma consulta.

Próteses mal colocadas

Caso uma prótese dentária tenha sido posicionada de forma errada, as chances do paciente perder dentes aumentam. Muitos pacientes que utilizam próteses podem pensar que estão com gengivite, mas na realidade, é a posição dos implantes que resulta no sangramento da gengiva – para ter o diagnóstico correto, consultar um profissional qualificado é indispensável.

Gengiva sangrando: consulte-se com um profissional

A visita frequente ao consultório do dentista é importante para garantir que a limpeza bucal seja feita da forma certa e também para prevenir o paciente de doenças bucais severas, além de tratar problemas que podem ocorrer. Caso note o sangramento gengival durante a escovação e o uso de fio dental, agende uma consulta o mais rápido possível com o seu dentista de confiança para evitar que o quadro piore.

Muitos pacientes notam a gengiva sangrando durante a limpeza diária e este é um sintoma de alguns problemas bucais que, se não tratados, podem ter resultados indesejados. No Hospital da Face, temos um time multidisciplinar que pode ajudá-lo a diagnosticar e tratar a causa do seu sangramento gengival – não perca tempo e agende já sua consulta!

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas