• Blog

    • Início BlogFumar durante a menopausa tem mais chances de perder os dentes

Fumar durante a menopausa tem mais chances de perder os dentes

11/05/2016 às 14:59 0 comentários Blog, Hospital da Face

Quem fuma durante a menopausa tem mais chances de perder os dentes

As consequências do tabagismo para a saúde bucal são inúmeras e os riscos de perda dos dentes é uma delas. A nicotina acelera a doença periodontal, aumenta a formação de placa dentária e diminui a calcificação dos ossos. Mas, apesar de adotar melhores práticas de higiene bucal, o uso do fio dental e realizar visitas regulares ao dentista, as mulheres na menopausa são atingidas pela perda dos dentes mais do que os homens da mesma idade.

Estudo americano revela relação entre mulheres fumantes na menopausa e a perda dos dentes

Um estudo realizado com 1.106 mulheres por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, constatou que mulheres fumantes têm duas vezes mais chances de perder seus dentes durante a menopausa. Essa conclusão foi publicada no The Journal of the American Dental Association.

As participantes responderam a um questionário detalhado sobre sua história de tabagismo. Cada uma delas também foi submetida a um exame bucal e relatou aos examinadores as razões para cada perda dental. Em alguns casos, as fichas odontológicas da paciente também foram revisadas.

As mulheres estudadas que fumavam há pelo menos 26 anos, o equivalente a um maço de cigarro por dia, estão duas vezes mais propensas a relatar perda dentária e correm seis vezes mais o risco de perda dental devido a periodontite do que as mulheres que nunca fumaram.

Várias hipóteses foram levantadas no estudo tais como, a possibilidade da fumaça do cigarro funcionar como um acelerador de periodontite; os componentes químicos do tabaco favorecerem a formação de placa dentária, e a nicotina diminuir a densidade mineral óssea. Ainda são necessárias mais pesquisas para compreender os mecanismos pelos quais o fumo causa a perda do dente, e por que esse fenômeno particular é acentuado em mulheres na menopausa.

Entre em contato com o Hospital da Face e solicite um orçamento!

Comentários