O frio e o cuidado com os dentes

16/07/2015 às 17:08
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/frio-cuidado-com-os-dentes/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog, Hospital da Face

As baixas temperaturas incentivam hábitos que escurecem os dentes e podem aumentar a sensibilidade

Com a chegada do inverno, costumamos ingerir mais bebidas e alimentos quentes que nos proporcionam aquela sensação de aconchego e bem estar, mantendo uma boa temperatura corporal. Porém, alguns desses alimentos podem comprometer a saúde bucal, causando manchas, cáries, enfraquecimento dos dentes, corrosão do esmalte, desconforto e até mesmo dores.

Chocolates, café e chá preto, quentão, vinho tinto, chimarrão, refrigerantes à base de cola, beterraba e bebidas alcoólicas são alguns dos maiores inimigos que comprometem o sorriso.

Quais as principais causas da hipersensibilidade dentária?

A hipersensibilidade acontece quando a camada protetora do esmalte do dente é corroída ou, ainda, com o recuo da gengiva, pois a dentina pode ficar exposta. E como ela é conectada ao nervo central do dente (polpa), pode ocorrer dor intensa a estímulos como o frio e o calor ou ainda, causar maior incômodo mediante as cáries. As pessoas que já sofrem com o bruxismo (hábito de apertar ou ranger os dentes), com a mordida cruzada ou têm o hábito de escovação muito forte possuem maior probabilidade de hipersensibilidade dentinária.

Cerca de 40% da população brasileira sofre com esse mal. Como muitas vezes as dores são agudas, mas passageiras, as pessoas ignoram os sinais e acabam não procurando o tratamento adequado.

 

O frio e o cuidado com os dentes – Quem está mais vulnerável?

As pessoas que estão mais suscetíveis ao problema são aquelas que consomem bebidas e alimentos cítricos em grandes quantidades, os portadores de refluxo gástrico e de distúrbios alimentares, como a bulimia.        Quem também costuma sofrer bastante com dores de dente nos dias frios são as pessoas que têm sinusite.

Dicas para evitar dores de dente

– Mantenha os cuidados com a higiene bucal, escovando sempre os dentes após as principais refeições e consulte o seu dentista regularmente;

– A pessoa com diagnóstico de hipersensibilidade dentária deve usar cremes dentais específicos para tratar o problema;

– Quem sofre com sinusite deve consultar um médico para tratamento adequado, prevenindo assim também as dores nos dentes.

Como é o tratamento para dentes sensíveis?

Há diversas formas para o tratamento desde os casos mais simples aos mais avançados. Pode ser indicado a fluorterapia, restauração, laserterapia, entre outros.

É fundamental o acompanhamento do seu dentista para identificar qual o tratamento ideal para o seu caso especificamente, mas com algumas precauções diversos problemas podem ser evitados.

            Cuide da sua saúde bucal, visite o dentista periodicamente!

Entre em contato com o Hospital da Face!

Comentários