O que é a Toxina Botulínica?

A TOXINA BOTULÍNICA é obtida através de uma bactéria denominada Clostridium botulinum, e quando industrializada é purificada e utilizada em doses que não causam doença, mas podem causar paralisia muscular nos músculos que causam rugas e marcas de expressão, entre várias outras aplicações na medicina e saúde.

Para que serve?

Quando é injetada a TOXINA BOTULÍNICA age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular.

Os tratamentos com TOXINA BOTULÍNICA podem ter objetivos estéticos, tais como atenuar rugas DINÂMICAS ou de expressão (as que aparecem quando são causadas pela ação muscular),aquelas que só aparecem nos movimentos musculares, não as que existem quando a face está em repouso.

A TOXINA BOTULÍNICA também promove o efeito tensor sob a pele. Entre as áreas que podem ser tratadas estão as rugas na testa, na glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha (rugas que se formam na região dos olhos),entre muitos outros locais em face e pescoço.

O Efeito é permanente?

Não, esse bloqueio é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo. A toxina é utilizada sempre de forma controlada e precisa pelo profissional que aplica a terapia. Porém uma vez tendo o efeito de enfraquecimento muscular, o efeito é irreversível até que ele desapareça naturalmente.

Quais as marcas mais conhecidas de Toxina Botulínica?

As toxinas botulínicas industrializadas disponíveis no Brasil têm pequenas diferenças entre si: Botox®, Dysport e Xeomin®, sendo as mais conhecidas, e outras como Botulift®, Botulim®, Nabota® e Prosigne®, todas com efetividade e formas de aplicação semelhantes.

Quais os Resultados Esperados?

O efeito previsto começa cerca de 48 a 72 horas após a aplicação, e vai aumentando dia a dia. O efeito máximo da toxina, ou seja, o enfraquecimento dos músculos causadores de rugas, ocorre em torno de 1 a 2 semanas após a aplicação. Os efeitos são visíveis por um prazo de 3 a 6 meses de acordo com a reação fisiológica de cada paciente.

Usualmente pacientes com alto metabolismo (corredores, frequentadores de academia, cross-fit, artes marciais ou demais atletas) ou com força muscular muito grande, o efeito é transitório e a ação muscular retorna em poucas semanas.

Ficou interessada(o)? Que tal agendar uma consulta com nossos especialistas e ver se este tratamento é indicado para você!

Agende já sua consulta