O Hospital da Face conta com um equipamento de última geração para radiografias panorâmicas digitais. Este exame é essencial para mostrar todas as estruturas ósseas da face, regiões da boca e suas articulações, além de todos os dentes, até mesmo daqueles que ainda não nasceram ou que estão fora de posição.

Além da análise intra-oral, este exame permite realizar, com grande grau de precisão, a avaliação odontológica inicial e delinear um plano de tratamento para todas especialidades odontológicas.

Como as radiografias panorâmicas digitais trazem informações de todas as estruturas, podemos observar as raizes dentárias, os dentes inclusos, a quantidade de osso para implantes dentários e até mesmo eventuais infecções dentárias escondidas, que não ficam visíveis internamente na boca e que são assintomáticas.

É o exame de eleição para avaliações periódicas dos implantes, de tratamentos protéticos, ortodontia e até mesmo de doenças periodontais, já que permite uma visão completa da arcada dentária, dentes e estruturas ósseas de suporte.

Como são feitas as radiografias panorâmicas digitais?

Sua realização é muito simples:

  • Retira-se todos os objetos metálicos como brincos, colares, aneis ou piercings;
  • O corpo é protegido da radiação com um colete de chumbo
  • O paciente é posicionado no equipamento e os dentes são alinhados na posição ideal para mostrar todas as estruturas faciais e dentárias mais importantes​
  • O equipamento registra a imagem radiográfica
radiografia panoramica
Paciente posicionado para realização da radiografia panorâmica em equipamento de última geração

Por ser um exame digital, a quantidade de radiação utilizada neste exame é muito baixa quando comparada com as técnicas convencionais. Além disso, temos uma imagem com um grau de precisão muito maior para o diagnóstico.

Porque realizar radiografias panorâmicas?

Porque é um exame simples, acessível e que permite complementar o diagnóstico de muitas doenças dos dentes, ossos e articulação, daí sua indicação para um planejamento odontológico bem feito. É o exame que permite ao profissional enxergar além dos dentes e oferecer um tratamento completo.

Existe algum risco em radiografias panorâmicas digitais?

Não, mas alguns aspectos devem ser levados em consideração no caso de mulheres grávidas. Nestas, optamos por realizá-lo depois do terceiro mês de gestação (quando essencial para um tratamento) ou somente após o parto sempre observando as medidas de segurança. Para as demais pessoas, não há risco algum em realizar exames periódicos.

Quando realizar uma radiografia panorâmica?

São muitas as indicações:

  • Avaliação e planejamento em implantes
  • Para identificar ausências ou mal posicionamentos dentários (como nos dentes do siso)
  • Controle periódico de tratamentos odontológicos anteriores
  • Avaliação ortodôntica
  • Avaliar lesões ósseas ou dentes que ainda não nasceram
  • Avaliação do suporte ósseo periodontal;
  • Para verificação da saúde geral de ossos, dentes e articulação

Qual o risco de NÃO se realizar uma radiografia panorâmica?

A falta de de uma radiografia panorâmica pode inviabilizar um tratamento odontológico ou uma avaliação. Ela é essencial para que o dentista possa diagnosticar problemas bucais. Sem este exame, o diagnóstico e controle de tratamentos não é possível, impedindo a continuidade de tratamentos importantes.

Agende já sua consulta