Qual a melhor escova de dente, manual ou elétrica?

Publicado em Por em Cuidados com os Dentes, Dicas de saúde

Nossa boca é um ambiente quente e úmido e por isso um terreno ideal para a proliferação de inúmeras bactérias que podem se acumular sobre os dentes formando a placa bacteriana. Placa esta, que pode causar a cárie e a gengivite (doença da gengiva),além da periodontite (doença óssea). Portanto, você tem motivos de sobra para seguir as orientações de seu dentista e realizar a higienização bucal de forma adequada e eficiente.

Neste momento, surge a dúvida: Qual a escova ideal para realizar uma boa escovação?

Os especialistas acreditam, que além da frequência com que se escova os dentes e as técnicas de escovação adotadas, o tipo de escova de dente escolhido também afeta diretamente a remoção adequada da placa bacteriana. Por isso conheça as principais diferenças entre elas, antes de tomar uma decisão.

Quais os principais modelos de escovas?

Hoje, podem ser encontradas algumas versões de escovas de dente, cada uma possui características, especificidades, frequências, eficácia, além de fontes de energia e carregamento. Cada pessoa se adapta melhor a um modelo, por isso, você deve optar por aquela que melhor atenda as suas necessidades e exigências.

Escova de dente manual comum

As escovas manuais são as mais básicas e comuns. Possuem um cabo de plástico e variados modelos de cerdas de náilon em sua parte superior (cabeça). Esse modelo de escova não necessita de nenhuma fonte de energia para sua utilização, apenas a força e precisão dos movimentos da própria pessoa, o que pode muitas vezes danificar a gengiva ou o esmalte do dente.

Escova de dente à pilha

Esse modelo de escova possui um design semelhante ao de uma escova comum, porém tem um compartimento para colocar a pilha. Quanto aos movimentos, consegue uma vibração maior do que a de uma escova comum é claro, mas somente o suficiente para acrescentar alguma ação de limpeza extra.

Escova de dente elétrica recarregável

A escova elétrica recarregável ou escova elétrica, como é mais conhecida deve ser conectada na parede para recarregar. Seu refil deve ser substituído a cada três meses. Quanto ao tipo de tecnologia de limpeza, utilizam oscilação-rotação-pulsação (ação de limpeza 3D) ou tecnologia sônica.

Estudo revela que as escovas elétricas são mais eficazes na remoção de placa bacteriana

Pesquisadores do Reino Unido da Cochrane Oral Health Group conduziram um estudo intitulado “Escovar os dentes com escova elétrica versus escova manual para a saúde bucal”, que acompanhou 5.000 crianças e adultos que usavam escovas manuais e elétricas por no mínimo 04 semanas entre 1964 a 2011. A pesquisa revelou que o uso de escovas elétricas pode reduzir a placa bacteriana e a gengivite se comparado às escovas manuais. Após três meses de uso, indivíduos que utilizavam escovas elétricas apresentaram uma redução de até 21% da placa bacteriana e até 11% da gengivite.

Quais são as vantagens de escovar os dentes com uma escova elétrica?

Os benefícios do uso de uma escova elétrica são inúmeros, por exemplo, com uma escova manual você consegue realizar em média 350 movimentos por minuto, já com uma escova elétrica você pode alcançar até 48.000 movimentos de vai e vem por toda a região bucal, dependendo do modelo escolhido, o que significa mais eficácia na remoção da placa bacteriana. Outra vantagem é que não é necessário imprimir muito esforço para realizar a escovação, o que não prejudica a gengiva e nem o esmalte do dente.

O Hospital da Face conta com uma equipe multidisciplinar e preparada para atender aos mais variados casos. Agende uma consulta conosco e receba um tratamento de excelente qualidade.

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas