• Blog

    • Início BlogDoenças periodontais: como elas comprometem sua saúde bucal?

Doenças periodontais: como elas comprometem sua saúde bucal?

15/02/2018 às 16:45 0 comentários Blog

Não escovar os dentes com frequência e com a cautela necessária, além da constante fuga dos consultórios de dentista, podem ser motivos para o aparecimento e desenvolvimento de diversos problemas bucais. As doenças periodontais são alguns exemplos que podem afetar a saúde da sua boca. Para ajudá-lo a evitar possíveis dificuldades, reunimos informações cruciais sobre o assunto. Continue lendo e aprenda mais sobre doenças periodontais, quais são seus riscos e como preveni-las.

Boa leitura!

Entenda o que são as doenças periodontais

As doenças periodontais são doenças inflamatórias que acabam afetando os tecidos de suporte (gengiva) e de sustenção (cemento, osso) da cavidade bucal, e podem surgir caso o paciente tenha uma doença sistêmica, como a Diabete Mellitus, faça a higienização de forma ineficaz, fume ou consuma alimentos que acarretem no acúmulo e endurecimento da placa bacteriana próximo à gengiva.

Descubra os riscos de uma doença periodontal

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

Gengivite

A gengivite é a manifestação da inflamação da gengiva, causada pela formação de tártaro na região proveniente de uma escovação inadequada. Essa doença pode trazer diversos riscos ao paciente, como sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental diários e inchaço da área, provocando desconforto ao paciente.

Importante dizer que uma consequência da gengivite não tratada é o agravamento do quadro e o desenvolvimento da periodontite.

Periodontite

A periodontite é a inflamação agravada da gengiva, que afeta os tecidos de sustentação dos dentes e resulta no afastamento dos dentes da própria gengiva (devido ao aparecimento de bolsas periodontais), permitindo maior acúmulo de placa bacteriana na área.

O paciente com periodontite corre riscos como a endocardite – causada por microorganismos como bactérias já presentes no corpo que se espalham por meio do seu sistema sanguíneo e atingem o coração da pessoa, levando à inflamação do endocárdio – e à perda precoce dos dentes afetados.

Periodontite avançada

A periodontite avançada é o estágio mais preocupante da periodontite, já que a infecção nesse estágio está arruinando os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes. Com a sustentação dos dentes abalada e o progressivo aumento da quantidade de placa bacteriana, os dentes vão amolecendo e o risco de perda precoce dos dentes aumenta (há, inclusive, casos que levam à necessidade da extração do dente feita pelo odontologista).

Veja como prevenir e manter sua saúde bucal em dia

A melhor saída para evitar desconforto e medidas drásticas, como a extração de um ou mais dentes, é a prevenção de doenças bucais como a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada. Para poupar o seu sorriso das doenças periodontais, você deve:

  1. Apostar em uma escovação diária cautelosa, sem esquecer o fio dental: dessa maneira, você correrá menores riscos de acumular placa bacteriana próximo à gengiva;
  2. Investir no processo de parar de fumar: fumantes apresentam até 7 vezes mais chances de serem afetados por doenças periodontais, além do cigarro reduzir as chances de sucesso de alguns tratamentos;
  3. Adotar uma dieta balanceada: uma alimentação saudável contribui para uma imunidade alta, a qual dificulta a aparição de doenças de qualquer tipo;
  4. Visitar o dentista regularmente: o profissional poderá acompanhar o estado da sua saúde bucal, e assim, oferecer ajuda para garantir que não haverá problemas futuros.

As doenças periodontais causam extremo desconforto físico e emocional, já que afetam o sorriso do paciente e podem deixá-lo com a autoestima baixa. Se você sente necessidade de conversar com um profissional sobre a sua saúde bucal, marque uma consulta no Hospital da Face: nossos profissionais estão a postos para recebê-lo e avaliá-lo gratuitamente.

Você também vai gostar de:

1. Aprenda como escovar os dentes
2. 5 Passos para evitar a cárie e não ter dor de dente
3. Dor de Dente: Tipos de Cáries e Como Tratar

Comentários