• Blog

    • Início BlogDisfunção da ATM: entenda os principais sintomas e tratamento

Disfunção da ATM: entenda os principais sintomas e tratamento

29/05/2019 às 18:17 0 comentários Blog

A disfunção da ATM ou disfunção temporomandibular (DTM) é o resultado de problemas na mandíbula, nas articulações maxilares e nos músculos da mastigação. Apesar de o nome ser complicado, a articulação temporomandibular nada mais é do que aquela que faz a junção entre a mandíbula e o osso atemporal do crânio, que fica localizada à frente das orelhas.

A articulação temporomandibular é flexível, o que permite as ações de mastigar, falar e morder. Os músculos da DTM são responsáveis por controlar os movimentos e a posição da mandíbula. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post!

Veja quais são os sintomas da disfunção da ATM

Os sintomas mais comuns da presença do problema são dores e sensibilidade. O desconforto pode ser temporário ou durar muitos anos, caso o paciente não busque tratamento. Um dos sinais mais comuns da disfunção da ATM é a dor de cabeça.

Sintomas como dores no pescoço, no ouvido, na face, nos ombros e na área correspondente à articulação também são bastante comuns. O paciente ainda pode sentir dificuldade em abrir e fechar a boca e ouvir estalos a fazer esse movimento.

Entenda as causas do problema

A disfunção da ATM tem diversas causas, mas em muitos casos, nem é possível identificar o real motivo do problema. A distúrbio pode ocorrer por problemas emocionais como estresse, tensão e ansiedade ou por questões físicas, como alguma batida ou deslocamento.

Certos hábitos como roer unhas e usar um lado mais do que o outro também contribuem para o aparecimento do problema. A prática de ranger os dentes — bruxismo — é outro fator de risco para o desenvolvimento da disfunção da ATM.

Pacientes que usam aparelho durante muito tempo ou têm má postura também entram no grupo de risco para o desenvolvimento de problemas nas articulações temporomandibulares.

A disfunção é mais comum em mulheres, que estão entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer em qualquer pessoa, de todas as faixas etárias.

Conheça as opções de tratamento para a disfunção da ATM

A disfunção da ATM não é uma doença, propriamente dita, por isso, não há cura. Mas existem opções para diminuir o incômodo causado pelo distúrbio. O tipo de tratamento depende da origem do problema.

Em casos os quais o paciente sofre com bruxismo, o especialista vai indicar o uso de placas de silicone, que devem ser usadas para dormir. Exercícios com fonoaudiólogos e fisioterapeutas são indicados para pacientes que precisam fortalecer os músculos e melhorar os movimentos da região.

Quando a causa é de origem emocional, sessões de acupuntura são indicadas para aliviar o estresse. A prescrição de medicamentos e relaxantes musculares por médicos também pode ajudar, pois traz alívio ao paciente que sofre com o problema.

A cirurgia é indicada apenas para casos extremos, quando as outras opções de terapia não são capazes de solucionar o problema.

Se você apresenta alguns dos sintomas citados ao longo do texto e desconfia que desenvolveu disfunção da ATM, procure um profissional o mais rápido possível. O tratamento vai aliviar as dores e devolver sua qualidade de vida.

Gostou do texto e precisa de especialista em disfunção da ATM? O Hospital da Face conta com excelentes profissionais! Entre em contato para mais informações!

Comentários