• Blog

    • Início BlogDentes Sensíveis: Veja os Piores Hábitos Para Quem Tem Sensibilidade

Dentes Sensíveis: Veja os Piores Hábitos Para Quem Tem Sensibilidade

17/07/2017 às 16:15
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/dentes-sensiveis-veja-os-piores-habitos-para-quem-tem-sensibilidade/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog

Beber água gelada ou tomar café bem quente pode ser comum para muitas pessoas. No entanto, quem sofre com dentes sensíveis sabe o desconforto que essa condição traz ao dia a dia.

A sensibilidade dental ocorre quando o esmalte dos dentes se desgasta e, dessa forma, deixa a dentina exposta (camada mais interna). Como a área é cheia de canais que vão até o nervo central, a sensibilidade aparece.

Muitos costumes que parecem inofensivos acabam aumentando ainda mais esse desgaste. Por isso, reunimos os piores hábitos para quem tem dentes sensíveis. Confira!

Consumir alimentos ácidos

Os alimentos que possuem pH muito baixo causam a desmineralização dos dentes, deixando-os ainda mais sensíveis.

Por isso, além das opções geladas ou muito quentes, como sorvetes e chás, o consumo de alimentos ácidos também é prejudicial para quem tem dentes sensíveis. Nessa lista, podemos destacar refrigerante, frutas cítricas (laranja, limão), vinho, entre outros.

Recomenda-se que após o consumo desses alimentos, espere cerca de 30 minutos antes de fazer a higienização. Durante esse período, a saliva age deixando o pH da boca bastante neutro e evita o desgaste do esmalte dental.

Escovar os dentes de forma incorreta

Esse é um dos piores hábitos para quem tem dentes sensíveis. É importante frisar que, ao contrário do que muitos pensam, a escovação feita com força não é sinônimo de dentes bem higienizados.

A escovação deve ser feita de maneira suave e com uma escova de cerdas macias. Além disso, o mais indicado, para não aumentar a sensibilidade dos dentes é evitar pastas muito abrasivas.

Quando a escovação é realizada com muita força ou com movimentos errados, as áreas do colo dos dentes são expostas e, com isso, ocorre a retração da gengiva, ocasionando ainda mais incômodo para quem tem dentes sensíveis.

Usar os dentes para abrir/morder objetos

O hábito inofensivo de mastigar a tampa de caneta ou, até mesmo, roer as unhas pode provocar desgastes e lascas nos dentes. Essas atividades podem causar trincas que são imperceptíveis a olho nu. Por este motivo, o esmalte do dente fica mais fraco, expondo a dentina.

Usar os dentes como abridor de embalagens, por exemplo, também pode causar microfissuras, aumentando ainda mais sensibilidade.

Usar enxaguantes bucais inadequados

Existem muitas opções de enxaguantes que contêm álcool em sua composição, podendo causar sensibilidade, já que desgasta o esmalte dos dentes.

Sendo assim, o uso desse produto deve ser sempre orientado pelo dentista, que indicará a opção mais adequada para a necessidade de cada paciente.

Mastigar do jeito errado

Triturar alimentos de forma inadequada desgasta os dentes e, consequentemente, causa sensibilidade, problemas de mordida e, em alguns casos, até dores de cabeça.

A má distribuição das forças mastigatórias é completamente prejudicial aos dentes. Dessa forma, é importante perguntar ao dentista se a sua mordida está correta.

Muitos hábitos que parecem inofensivos podem ser completamente prejudiciais para quem tem dentes sensíveis. Logo, consultar o dentista com frequência é a melhor maneira de garantir o bem-estar da sua saúde bucal.

À procura de um dentista de confiança para garantir a saúde da sua boca? O Hospital da Face conta com especialistas em todas as áreas da odontologia. Agende agora mesmo sua avaliação e garanta o sorriso perfeito!

Você também vai gostar de:

  1. Saúde bucal – 7 dúvidas frequentes sobre cuidados com os dentes
  2. Mitos e verdades sobre a saúde bucal dos adultos
  3. 5 dicas para melhorar sua saúde bucal

Comentários