• Blog

Cuidados com os dentes na terceira idade

13/03/2019 às 15:00 0 comentários Blog

Os cuidados com a higiene bucal na terceira idade devem ser redobrados, pois as pessoas mais velhas são mais suscetíveis a doenças bucais. Isso porque, com o avanço da idade, o sistema imunológico se torna mais frágil, o que favorece o aparecimento de cáries, periodontite e outros problemas.

Quer saber quais são os cuidados necessários com o sorriso na idade? Então continue a leitura deste post que abordaremos este assunto!

Escovar os dentes rápido

As pessoas não devem se esquecer de escovar as crianças após as refeições. Além disso, é preciso usar o fio dental pelo menos uma vez por dia, pois ele remove os resíduos alimentares presentes nas áreas onde um guarda não é alcança.

Vale ressaltar que as pessoas mais velhas são mais suscetíveis a doenças como cáries e periodontites, que são causadas apenas pela falta de uma higiene bucal eficiente.

Ter cuidado com o uso de próteses

É que as pessoas que realizaram o implante dentário ou as suas próteses não precisam de cuidados com uma higiene bucal. São destruídos, pois não têm riscos de cáries nas próteses, o acúmulo de choque leva à trombose nas gengivas como gengivite e periodontite.

Para higienizar as próteses, é necessário utilizar as escovas específicas como tufo e interdental, pois elas promovem uma limpeza mais completa. Além disso, quem usa uma prótese removível deve ser removido em um recipiente com água durante a noite, pois isso evita que ela se resseque e fique acessível para uso.

Beber bastante água

É comum as pessoas mais velhas sofrerem com um problema chamado xerostomia ou boca seca. Esse quadro ocorre por causa de doenças como diabetes ou pelo uso de certos medicamentos. Além do desconforto, uma falta de salivação na boca para proliferação de bactérias nocivas à saúde bucal.

Para diminuir o problema é fundamental beber bastante água durante o dia. O dentista também pode aumentar os procedimentos para estimular a produção de saliva e reduzir o incômodo gerado pela xerostomia.

Manter uma dieta balanceada

Os dentes e gengivas precisam de nutrientes e as vitaminas para manter fortes e saudáveis. Por isso, as pessoas que precisam da própria idade precisam ingerir frutas, legumes, carnes magras, peixes e alimentos para um sorriso bonito e saudável.

Evitar frituras e alimentos industrializados para ajudar a manter os dentes e gengivas longe de doenças.

Evitar o consumo excessivo de açúcar

O açúcar é um dos principais ventos de uma boa saúde bucal, pois é o principal responsável pelo surgimento das cáries. Por que, as pessoas idosas estão reduzindo o consumo do alimento. O ideal é adoçar o cafezinho ou o suco com um adoçante natural, como estévia ou xilitol, que são mais saudáveis ​​do que o aspartame.

Além disso, o consumo de doces, refrigerantes, balas e outros alimentos açucarados deve ser evitado. Se você gosta muito de doces, prefira comer essas guloseimas apenas nos finais de semana.

Abandonar o cigarro

O cigarro traz muitos prejuízos para a saúde bucal. Quem está na terceira idade e ainda mantém o hábito deve abandonar de vez. Além de causar doenças nas gengivas, o tabaco amarela os dentes, deixa o hálito com cheiro desagradável e ainda causa câncer de boca.

Está preocupado em chegar à terceira idade com os dentes bonitos e saudáveis? O Hospital da Face tem uma equipe especializada para atender você e sua família. Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Comentários