Café: Um aliado contra as cáries?

19/08/2015 às 2:05
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/contra-as-caries/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 224

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226
0 comentários
Blog, Reabilitação Oral

O café previne as cáries

O café é um produto tradicional na mesa dos brasileiros, a segunda bebida mais consumida no país perdendo apenas para a água. Simboliza a primeira refeição pela manhã e as pausas merecidas durante o dia.

Atualmente, os brasileiros consomem cerca de 20 milhões de sacas de café por ano, o que equivale a 173 bilhões de xícaras.

Pesquisas realizadas nos últimos anos desmistificaram alguns mitos em relação à bebida e constataram que o café é muito benéfico para a saúde, pois contribui na prevenção de diversas doenças, inclusive na prevenção contra as cáries. Esse é mais um motivo para desfrutar da bebida e cuidar da saúde bucal.

O café é contra as cáries e antibacteriano

Um estudo realizado recentemente demonstrou que o café “Robusta” tem propriedades antibacterianas, ele tem capacidade de mineralizar o esmalte dentário e possui efeito inibidor em relação ao desenvolvimento de cáries, beneficiando assim a saúde bucal.

O café é antiaderente

Descobriu-se que além de antibacteriano, o café também tem outra propriedade, ele é antiaderente, o que contribui para retardar a formação da placa nos dentes.

Essas duas propriedades da bebida contribuem para uma melhor saúde bucal, protegendo contra as cáries e inibindo o crescimento de bactérias no esmalte do dente. Por isso, não deixe de saborear um bom café, mas sem excessos é claro.

Evite adoçar o seu café

Você deve evitar adoçar o seu café, pois o maior inimigo dos dentes é o açúcar. Ele é responsável pelo crescimento de bactérias na boca, além de aumentar os riscos da cárie dentária. Se você não consegue apreciar um café totalmente sem açúcar, o ideal é avaliar opções como o adoçante, por exemplo.

Efeitos atribuídos ao Café

O café ajuda na prevenção de cáries dentárias; aumenta o estado de alerta; ajuda a emagrecer; melhora o humor; estimula o córtex pré-frontal; ajuda a memória a curto prazo (aprendizado); alivia a dor de cabeça; reduz o risco de cirrose hepática e de desenvolvimento de diabetes no adulto; previne cálculo da vesícula; protege contra o câncer de cólon, fígado, pele; previne doenças cardíacas, entre outros efeitos benéficos a saúde.

Algumas pessoas, mesmo com a comprovação dos benefícios a saúde, ainda possuem algumas restrições em relação ao café, por acreditarem que o consumo da bebida pode amarelar ou até mesmo manchar os dentes.

O ideal é consumir a bebida de forma equilibrada para que as propriedades benéficas não produzam efeitos contrários. E é claro, nunca se esqueça de cuidar da higienização bucal. Escove os seus dentes pelo menos 03 vezes ao dia, use fio dental e visite seu dentista regularmente.

Comentários