• Blog

    • Início BlogConheça os Tipos de Aparelhos Ortodônticos e Suas Funções

Conheça os Tipos de Aparelhos Ortodônticos e Suas Funções

22/05/2017 às 16:14
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/conheca-os-tipos-de-aparelhos-ortodonticos-e-suas-funcoes/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog

Existem muitos tipos de aparelhos ortodônticos e cada um atua de forma diferente na correção da posição dos dentes para fins estéticos ou funcionais. Em geral, podemos dividi-los em dois grupos: os fixos, indicados para casos em que é necessária maior movimentação dentária; e os removíveis, mais usados em pequenas movimentações dentárias. Vamos conhecer melhor sobre eles?

Aparelho fixo

Entre os tipos de aparelhos ortodônticos, esse é o mais conhecido. Composto por bandas, fios e/ou braquetes, é indicado para corrigir dentes tortos e desalinhados. Atua puxando a arcaria gradualmente à posição correta. Como seu próprio nome diz, o dispositivo é fixado nos dentes, o que torna o tratamento independente da colaboração do paciente para obter os resultados desejados. Por outro lado, exige mais cuidados com a higienização, já que tende a reter restos de alimentos.

Hoje já existem aparelhos fixos anatômicos, que ficam mais confortáveis na boca. Quem não quer exibir um sorriso metálico, pode optar pelo modelo estético, composto por materiais transparentes. Discretos, os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira, que também são mais resistentes.

Expansor Palatino

Diferente do fixo, o expansor palatino está entre os tipos e aparelhos ortodônticos menos conhecidos. Ele é colocado no palato (céu da boca) para corrigir mordidas cruzadas – quando a arcada superior não se encaixa com a inferior – ou posicionar adequadamente alguns dentes específicos.

Aparelho móvel

O aparelho móvel ajuda a manter os dentes na posição adequada. Os ortodontistas costumam indicá-lo após a retirada do aparelho fixo para evitar o desalinhamento dos dentes. Crianças em fase de crescimento também podem usá-los como ortopedia funcional dos maxilares, que garante o desenvolvimento correto das arcarias. Mas a eficácia desse tratamento depende muito do compromisso do paciente, que deve usá-lo conforme a recomendação do dentista para obter os resultados desejados.

Aparelhos alinhadores

Produzidos por meio de softwares, os aparelhos alinhadores são elaborados sob medida e de acordo com os resultados pretendidos. Por esse motivo, permitem tratamentos odontológicos estéticos com menos dores e mais eficiência. Também são alternativas para pessoas que apresentam alguma rejeição ao metal dos aparelhos fixos tradicionais.

Aparelho lingual

O aparelho lingual tem a mesma função do aparelho fixo, mas é indicado para casos mais simples. Os braquetes são colocados na parte interna dos dentes, posição que os deixa em contato com a língua – e que explica seu nome. Além de ser discreto, esse dispositivo é indicado a atletas de alto impacto, já que evita danos na boca devido a traumas.

Qual dos tipos de aparelhos ortodônticos devo usar?

Somente um ortodontista pode indicar o aparelho mais adequado ao seu caso. Não há idade para começar o tratamento. Mas quando iniciado desde criança, o procedimento garante resultado mais rápido e eficiente. Procurar um profissional bem qualificado faz toda a diferença, afinal, não basta colocar o dispositivo, é importante ter acompanhamento adequado e higienização completa.

Quer saber se você precisa usar aparelho e qual o melhor para seu caso? Consulte um ortodontista do Hospital da Face! Nossos profissionais são qualificados para cuidar da saúde bucal de crianças e adultos. Agende já a sua consulta e a de sua família!

Você também vai gostar de:

  1. Diferenças entre aparelhos móveis e fixos
  2. 5 dicas para melhorar sua saúde bucal
  3. Quer um sorriso perfeito? Descubra qual o melhor tratamento dentário para você

Comentários