• Blog

    • Início BlogConfira os principais riscos da cárie em dente de leite

Confira os principais riscos da cárie em dente de leite

25/09/2018 às 16:37
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/confira-os-riscos-de-carie-em-dente-de-leite/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 228
0 comentários
Blog

Os dentes de leite ou decíduos são muito importantes no desenvolvimento da criança e precisam ser tratados com o mesmo cuidado que os dentes permanentes. Quando há uma cárie em dente de leite, o mais recomendado é realizar um tratamento adequado sob orientação do odontologista para evitar complicações como as que serão descritas a seguir. Confira!

Desenvolvimento da criança é comprometido

A existência de cárie em dente de leite e, principalmente, o agravamento desse problema (surgimento de dor e até a perda do dente) pode comprometer o pleno desenvolvimento da criança. Como a primeira dentição é responsável pela reserva do espaço e acomodação dos dentes definitivos, qualquer problema que ocorra nela pode levar à má formação do dente permanente. Além disso, o dente afetado pela cárie pode dificultar a introdução a alimentos mais consistentes e impedir a formação de sons, consequentemente afetando a fala. Por fim, quando há falta de um dente ou quando a criança exercita menos um lado da boca para não sentir dor, o maxilar não é desenvolvido de forma simétrica e o crescimento dos ossos, assim como o fortalecimento da musculatura, pode ser prejudicado.

Cárie em dente de leite afeta a qualidade de vida da criança

Assim como nos permanentes, a cárie em dente de leite pode causar dor e afetar o dia a dia da criança devido a alterações na rotina de sono, nos hábitos alimentares e no humor. Também pode haver impactos na autoestima, especialmente se houver mau hálito, escurecimento ou a perda do dente.

Circunstâncias como essas têm grande potencial de afetar a autoestima da criança e dificultar sua socialização. Considerando o sofrimento que pode ser gerado dessas questões, a realização de um tratamento ganha ainda mais relevância.

Levar ao odontologista é a melhor solução

É compreensível que os pais tenham receio de levar os filhos para realizar tratamentos odontológicos por medo de gerar algum trauma na criança. No entanto, os efeitos de não fazer o tratamento tendem a ser muito mais prejudiciais e eles poderão causar outros transtornos no futuro dela.

Os responsáveis pela criança podem optar por levá-la ao Odontopediatra, o especialista em atender crianças e adolescentes. A partir do uso de recursos lúdicos, ele consegue realizar os procedimentos necessários e, ao mesmo tempo, passar tranquilidade para a criança.

No Hospital da Face, oferecemos os serviços da Odontopediatria e contamos com profissionais muito bem preparados que cuidarão com muito carinho do sorriso do seu filho. Conheça a especialidade!

Você também vai gostar de:

  1. O açúcar realmente provoca cáries?
  2. É possível o tratamento de canal em dente de leite?
  3. Por que você deve se ater ao cuidado com os dentes de lente do seu filho?

Comentários