• Blog

Como usar o fio dental adequadamente

29/11/2018 às 16:13 0 comentários Blog

O fio dental é indicado para retirar a placa bacteriana e os resíduos alimentares que ficam presos onde a escova de dentes não alcança. Mas, para atingir seu objetivo, ele deve ser usado de forma adequada. Vale lembrar que a placa bacteriana acumulada entre os dentes e gengivas leva ao desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Neste post, vamos ensinar um passo a passo de como usar o fio dental corretamente, mas antes, vamos conhecer os tipos de fio existentes no mercado.

Conheça os tipos de fio dental disponíveis no mercado

No mercado, existem os fios dentais de nylon ou multifilamento, que podem ou não ser encerados e têm uma grande variedade de sabores. Ele é composto por muitas fibras de nylon e por isso, é comum que ele rasgue ou se desfie quando os dentes do paciente são muito juntinhos um do outro.

O outro tipo de fio é o de filamento único (PTFE), que apesar de ter um preço um pouco mais elevado que o anterior, tem melhor qualidade. Ele desliza facilmente pelos dentes, mesmo no caso de dentes muito juntos.

Ainda existe o fio Super Floss, que é indicado para quem tem dentes muito separados, para pacientes que usam aparelho dentário ou têm pontes fixas na boca.

Qualquer um dos tipos de fio cumpre seu objetivo, desde que utilizado na forma correta.

Entenda como usar o fio dental corretamente

O fio dental deve ser usado diariamente, antes da escovação, pois dessa forma, o flúor presente na pasta dental alcança melhor o espaço entre os dentes, limpando a boca dos detritos que restaram. Agora, veja um passo a passo bem simples de como usar o fio de dental:

  1. corte entre 45 e 60 cm de fio e enrole as bordas nas pontas dos dedos médios;
  2. segure o fio com a ajuda dos polegares e dos dedos indicadores;
  3. deslize o fio delicadamente entre os dentes, fazendo o movimento para cima e para baixo. Comece da arcada superior;
  4. refaça esse movimento para cada dente;
  5. utilize sempre a parte limpa do fio em cada dente;
  6. não se esqueça dos molares, pois eles também acumulam resíduos;
  7. enxague bem a boca com água ou enxaguante bucal para remover os detritos.

É importante lavar as mãos sempre antes de começar e depois de terminar o ritual de higiene bucal. Passe o fio, preferencialmente, na hora de dormir, pois essa é a escovação mais importante do dia.

Veja o que fazer quando as gengivas sangrarem ao passar o fio

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é normal que haja sangramento nas gengivas no momento de passar o fio entre os dentes. Quando isso acontece, significa que há um acúmulo de placa bacteriana. Mas você não deve suspender o uso do fio por esse motivo, muito pelo contrário, deve continuar fazendo a higiene até que a placa diminua e o sangramento pare.

No entanto, se as gengivas estiverem sangrando muito e o problema não cessar em uma semana, o dentista deve ser procurado imediatamente. Nesse caso, pode haver um problema de saúde bucal mais grave, que só pode ser resolvido pelo profissional. O fio dental é apenas um complemento de limpeza para manter a boca livre de bactérias e, quando surge um problema periodontal, usá-lo e fazer a escovação, somente, não resolve.

Gostou do post e quer outras dicas para manter sua saúde bucal em dia? Que tal ler os artigos de nosso blog: Gengiva sangrando ao escovar os dentes ou usar o fio dental? Saiba as possíveis causas desse problema e 10 dicas práticas sobre saúde dental.

Comentários