Como evitar o envelhecimento facial

Publicado em Por em Harmonização Facial

Há uma série de ações que podem ser tomadas por quem deseja evitar o envelhecimento facial. A seguir, explicamos o que o provoca, o processo de evolução dele e formas de retardá-lo. Confira!

O que acelera o envelhecimento Facial?

O envelhecimento facial é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. Entretanto, alguns indivíduos notam os primeiros sinais de perda da firmeza da pele prematuramente ou ainda sofrem com uma aceleração do envelhecimento. Para esses casos, há alguns fatores que levam a isso, como:

  • tabagismo;
  • consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
  • não seguir uma dieta balanceada;
  • não beber água;
  • problemas odontológicos;
  • exposição excessiva ao Sol; e
  • tendência genética.

As fases do envelhecimento facial

Pode-se dividir o envelhecimento facial em três fases. A primeira é percebida na pele de pessoas entre 25 e 35 anos e se caracteriza pelo surgimento das primeiras linhas  de expressão – marcas finas que aparecem principalmente quando o indivíduo gesticula – e pela perda da luminosidade natural da pele.

Já a segunda é mais comum em homens e mulheres entre 35 e 45 anos. Nesta fase, aparecem as rugas marcadas, aquelas que, mesmo com o rosto em repouso, são visíveis. Além disso, verifica-se o início da perda de firmeza da face.

Por fim, a terceira é identificada pela perda de densidade e do contorno facial. Acontece a partir dos 45 anos.

Cuidados essenciais e tratamentos

Para retardar o envelhecimento facial, além de adotar hábitos saudáveis na alimentação, a prática de atividades físicas e tratar vícios, também é essencial evitar expor-se com frequência ao Sol e usar protetor solar mesmo em ambientes fechados, já que a luz emitida pelos monitores de computadores e notebooks tem um efeito negativo para a pele, podendo, ainda, causar manchas nela.

Tenha uma rotina diária

A poluição também faz muito mal à pele e contribui para o envelhecimento facial. Por isso, crie o hábito de limpar a pele com produtos adequados para remover impurezas.

O uso de protetor solar deve ser diário e é recomendado que se torne um hábito desde cedo. Portanto, oriente seus filhos, sobrinhos e outras crianças e adolescentes a usarem ele.

Realize tratamentos estético-faciais

Além dos cuidados mencionados acima, há alguns procedimentos estéticos que também ajudam a evitar o envelhecimento facial precoce e suavizam as marcas mais profundas.

Tratamentos que ajudam a rejuvenescer o rosto, como a aplicação de toxina botulínica, de ácido hialurônico, o uso da intradermoterapia e o MD Codes, são indicados para homens e mulheres a partir dos 30 anos que já apresentam sinais de idade. Um dos benefícios de realizar alguma dessas intervenções é que elas estimulam a formação natural de colágeno, proteína que compõe a estrutura que dá elasticidade à pele.

Para saber qual procedimento é o mais indicado para a sua pele, já que cada um deles tem um propósito diferente, é necessária a avaliação de um especialista. Dentre os profissionais que podem realizar intervenções estéticas, destacam-se os odontologistas. Com uma visão ampla do funcionamento da face, o odontologista consegue indicar o melhor tratamento e ainda identificar se a causa para o surgimento dos sinais de idade são odontológicos. A partir de uma abordagem que visa à harmonização facial, que é um novo conceito de beleza, os odontologistas prescrevem soluções que rejuvenescem a face como um todo.

O Hospital da Face conta com profissionais qualificados para atender a pacientes com diferentes necessidades e também dispõe da infraestrutura de um hospital para realizar procedimentos com segurança. Agende uma consulta conosco!

pelo WhatsApp

Publicações relacionadas