• Blog

    • Início BlogComo educar as crianças para escovar os dentes corretamente?

Como educar as crianças para escovar os dentes corretamente?

28/04/2016 às 16:09 0 comentários Blog, Hospital da Face

Como educar as crianças para escovar os dentes corretamente?

O cuidado com a higiene dos dentes e a prevenção contra doenças bucais precisa ser uma preocupação dos pais em relação a seus filhos desde a infância.

A limpeza bucal deve ser realizada desde os primeiros meses de vida do bebê com o uso de gaze umidificada em água filtrada. Esse ritual contribui para que a criança já vá se acostumando com o procedimento de higienização e não se recuse a realizá-lo quando crescer. Posteriormente, o recomendado é a escovação adequada após cada uma das refeições, de 2 a 3 vezes ao dia e para crianças até os 6 anos de idade, supervisionada pelos pais.

O exemplo dos pais é fundamental nesse processo de conscientização das crianças quanto a importância da saúde bucal. Incentive os bons hábitos de seu filho convidando-o para escovar os dentes junto com você e tente tornar o momento o mais prazeroso possível.

 

Observe seu filho escovar os dentes e ajude-o:

– Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor e procure não deixar a criança engolir o creme dental;

– Comece a escovar primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior;

– Procure escovar os dentes do seu filho sempre de forma suave, com movimentos para frente e para trás;

– Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.

Porém, sabemos que a escovação eficaz não é o suficiente para uma boa higiene bucal. É necessário manter também uma alimentação nutritiva e balanceada, com uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e procurar evitar doces, refrigerantes, alimentos açucarados etc. Assim, seu filho conseguirá desenvolver dentes mais fortes e saudáveis e livre das cáries.

Atenção a escolha do creme dental e da escova para os seus filhos!

O creme dental deve possuir flúor, mas na quantidade indicada para cada idade, pois as crianças costumam engolir um pouco da substância durante a escovação, e sua ingestão em demasia pode ser muito prejudicial a saúde. Já a escova, precisa chamar a atenção da criança, portanto seja criativo, escolha aquela cor que se destaque, que contenha o personagem favorito ou ainda, que seja elétrica ou musical.

 

Os pais precisam orientar seus filhos durante toda a infância sobre a escovação correta, uma alimentação adequada e quanto a necessidade do acompanhamento do dentista com visitas regulares. Essas atitudes são muito importantes e proporcionarão benefícios ao longo da vida.

Agende agora uma consulta com o Hospital da Face!

Comentários