• Blog

Guia completo: Como cuidar dos dentes

16/09/2015 às 11:19
Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?ids=http://www.hospitaldaface.com.br/como-cuidar-dos-dentes/): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 224

Warning: First parameter must either be an object or the name of an existing class in /home/storage/f/11/e2/hospitaldaface/public_html/wp-content/themes/hospitaldaface/functions.php on line 226
0 comentários
Blog, Hospital da Face

Guia completo: Como cuidar dos dentes e manter um sorriso agradável com dentes brilhantes por toda a vida?

A prevenção é muito importante para a saúde bucal

Cuide da sua higiene bucal! Escove os dentes cuidadosamente ao menos três vezes ao dia ou após as principais refeições.

Quando se trata de crianças entre 1 e 4 anos, os pais precisam realizar a escovação, pois elas ainda não são capazes de fazer isso sozinhas. Na faixa etária de 4 a 6 anos, a criança começa a observar e imitar os seus pais, que devem ensinar os movimentos corretos de escovação. E a partir dos 6 anos, os baixinhos já podem escovar os próprios dentes. Além das visitas regulares ao dentista.

A escovação durante toda a vida deve ser realizada com movimentos regulares e verticais.

Utilização da escova de dente

Utilize escova macia e de preferência com cerdas sintéticas e cabeça pequena. A cada dois meses ou quando perceber o desgaste das cerdas, você deve substituí-la por uma nova.

A escolha da pasta de dente ideal

A pasta de dente deve conter flúor, mas em dosagem não abrasiva para evitar possíveis danos à gengiva. O cuidado deve ser ainda maior com as crianças de até 06 anos, pois elas costumam sempre engolir um pouco de creme dental durante a escovação.

O uso do enxaguante bucal

Para completar a escovação, o ideal é utilizar um enxaguante bucal, afim de diminuir os níveis de bactérias na boca e na língua. Alguns produtos são diluídos em água, outros não e a periodicidade de utilização também varia de acordo com o tipo do produto e a idade do paciente e seu uso deve ser indicado por um dentista.

A importância do uso do fio dental e da escova de dente interdental

O fio dental deve ser utilizado sempre após a escovação, pois ele remove a placa bacteriana que fica entre os dentes e consegue alcançar lugares onde a escova não pode passar.

A escova de dente interdental possui diferentes tamanhos e formatos podendo ser cilíndrica, cônica etc. Ela consegue atingir as cavidades entre os dentes retirando os alimentos presos ali.

A utilização de flúor

O flúor é excelente para fortalecer o esmalte dos dentes, porém tome alguns cuidados quanto à suplementação de produto na forma de comprimidos ou gotas. Essa prática tem sido questionada devido os riscos de overdose. Por isso, é importante a indicação do seu dentista para a utilização.

Quais são os principais problemas dentários?

Placa bacteriana, cáries, gengivite e periodontite. Para preveni-los escove os dentes diariamente após as refeições e visite o seu dentista regularmente para uma limpeza profissional.

Quando devo visitar o dentista?

Consulte o seu dentista a cada seis meses. A visita periódica pode prevenir a ocorrência de problemas e acelerar o diagnóstico de possíveis doenças bucais aumentando as chances de um tratamento mais eficaz.

Qual o impacto dos alimentos sobre os dentes?

A alimentação influencia a saúde de forma geral, e impacta diretamente na manutenção de dentes e gengivas saudáveis.

Quando consumimos alimentos e bebidas com açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam os dentes durante 20 minutos ou mais. Portanto, limite a ingestão desses alimentos para reduzir o dano ao esmalte dos dentes. Evite também os alimentos moles e pegajosos, pois costumam ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.

Opte sempre por uma alimentação balanceada com verduras e frutas que ajudam a limpar os dentes e os tecidos gengivais, tornando-os mais fortes e resistentes a infecções.

Dicas

Evite comer ou petiscar entre as refeições, pois toda vez que você se alimenta dá lugar aos ataques com ácido.

Se estiver na rua, impossibilitado de escovar os dentes após uma refeição, enxague a boca com água ou mastigue uma goma de mascar sem açúcar, pois ela estimula a saliva e reduz a acidez bucal.

Cuide da sua saúde bucal e conquiste um sorriso impecável!!!

Entre em contato!

Comentários