Como cuidar das próteses dentárias?

Publicado em Por em Cuidados com os Dentes, Estética Odontológica, Reabilitação Oral

Muitos pacientes têm dúvidas sobre a higienização correta das próteses dentárias. Embora não haja o risco de incidência de cáries nas peças, elas precisam de cuidados específicos. Aliás, a durabilidade das próteses depende dos hábitos e precauções que o paciente tem com as peças.

Além de prolongar a vida das próteses, os cuidados diários garantem que o paciente fique livre de cáries, mau hálito e doenças nas gengivas. Quer saber quais são as precauções a serem tomadas com dentaduras, implantes dentários e pontes fixas e removíveis? Então confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Higiene das próteses dentárias fixas

As próteses dentárias fixas podem ser parciais ou totais, dependendo da necessidade do paciente. Elas devem ser higienizadas da mesma forma que os dentes naturais, com uma escova de dentes macia e um creme dental não abrasivo.

O fio dental também deve ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. No caso de o paciente ter uma ponte fixa, é necessário o fio dental super floss, além da escova interdental, pois esses dois acessórios ajudam a complementar a limpeza e deixar as gengivas longe de doenças como a gengivite e periodontite.

Higiene das próteses removíveis

Além da prótese total — a famosa dentadura — a prótese parcial, também conhecida como roach é bastante usada por pacientes que perderam dentes na boca. O processo de higienização é simples: basta retirar as peças da boca, enxaguar com água corrente, para tirar o excesso de resíduos alimentares, escovar normalmente e depois enxaguar novamente.

O ritual de limpeza deve ser feito sempre após as refeições, mesmo no caso de pacientes que usam a dentadura. Isso porque o acúmulo de resíduos alimentares causa doenças nas gengivas e mau hálito.

Cuidados que garantem vida longa às próteses

As próteses dentárias são confeccionadas em material resistente, mas isso não deixa as peças livres do risco de fraturas. Por isso é bom tomar alguns cuidados com os hábitos e com a alimentação. Então, evite morder tampas de caneta, abrir garrafas com a boca e comer alimentos muito duros.

Em relação às próteses removíveis, tome cuidado para não deixá-las cair no chão, pois isso ela pode fraturar ou até mesmo, empenar. No segundo caso, o encaixe da prótese na boca ficará comprometido. Além disso, quando você retirar a dentadura para dormir, deve armazená-la em local apropriado.

O ideal é deixar a prótese em um recipiente plástico com água ou algum produto especifico. O importante é não deixar que a peça fique seca, pois isso compromete a qualidade da estrutura dos dentes artificiais.

No mais é importante ir ao dentista de seis em seis meses ou se não for possível, pelo menos uma vez ao ano. Durante as consultas, o profissional avalia sua saúde bucal como um todo e ainda verifica se suas próteses estão em bom estado.

Essas são nossas dicas para manter suas próteses dentárias bonitas e funcionais por mais tempo. Siga todas elas para ter sempre um sorriso bonito e uma boa saúde bucal.

Agora você tirou suas dúvidas sobre cuidados com a prótese. Caso você identifique algo errado nelas, procure imediatamente o dentista para evitar maiores prejuízos, como a necessidade de trocar a prótese.

Gostou do artigo e está à procura de profissionais qualificados para cuidar de seu sorriso? O Hospital da Face tem uma equipe de dentistas pronta para atender você e sua família! Que tal agendar já sua consulta?

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas