• Blog

    • Início BlogCirurgia Guiada – Entenda como essa tecnologia tem revolucionado as reabilitações com implantes

Cirurgia Guiada – Entenda como essa tecnologia tem revolucionado as reabilitações com implantes

07/11/2018 às 11:25 0 comentários Blog

Com os avanços tecnológicos ligados à saúde dentária, hoje em dia, já é possível realizar um implante dentário sem a necessidade de incisões e pontos. Isso porque com a cirurgia guiada, as perfurações para fixar o implante são feitas apenas com a broca.

Esse tipo de tratamento é a melhor opção para pacientes que não tem nenhum dente na boca. A técnica já existe há mais de 30 anos e traz muitos benefícios tanto para dentistas quanto para pacientes. Quer saber mais sobre a cirurgia guiada? Então continue a leitura que daremos mais detalhes!

Como funciona a cirurgia guiada?

Primeiramente, o dentista faz uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Em seguida, as imagens são jogadas em um software, onde é possível fazer todo o planejamento virtual da cirurgia, inclusive, ele pode simular a posição e inclinação ideal dos implantes, além de selecionar os locais nas gengivas que serão perfurados.

Com os resultados obtidos por meio do planejamento virtual do tratamento, é confeccionado o guia cirúrgico. Esse guia é posicionada na boca do paciente e, por meio dele, o dentista tem a noção exata de onde o implante será instalado.

Qual a diferença entre os implantes guiados e cirurgia convencional?

A principal diferença entre a cirurgia guiada e o implante convencional é a forma a qual o procedimento é realizado. No método guiado por computador, não há necessidade de cortes nas gengivas para examinar os dentes ou determinar o local dos implantes.

A instalação dos dentes — prótese sobre implante — pode ser feita imediatamente ou em até 72 horas. Isso depende da estabilidade dos implantes fixados, do planejamento protético e da tipologia óssea do paciente, entre outros fatores.

O paciente sente dor durante o procedimento?

É comum que pacientes sintam receio de realizar um implante dentário, pois alguns procedimentos causam dor e desconforto. Mas a cirurgia guiada é menos invasiva do que o tratamento convencional, pois como não há suturas, o paciente não sente dores.

Além disso, o dentista administra corretamente a dose de anestésico para que o paciente fique confortável durante o procedimento. No mais, caso haja necessidade, o profissional vai indicar os medicamentos, que devem ser tomados de acordo com as orientações recebidas.

Quais são as vantagens desse tipo de procedimento?

Como não há cortes nas gengivas e, consequentemente, sangramento e suturas o tempo de cirurgia é bastante reduzido. O pós-operatório também é menor e mais confortável e mais seguro para o paciente, pois há menos inchaço, menos dor e cicatrização mais rápida.

A quantidade de anestesia necessária para a cirurgia é bem menor e o procedimento menos invasivo e por isso, a probabilidade de erros é reduzida, já que cada detalhe do tratamento é planejado com antecedência.

Outro beneficio da cirurgia guiada é a rapidez a qual o procedimento é realizado, pois dependendo do caso, o dentista já instala os dentes artificiais no mesmo dia.

Gostou do post e quer saber mais informações sobre o procedimento? Entre em contato com o Hospital da Face, pois nossos tratamentos são realizados com tecnologia de ponta.

Comentários