Botox® e Preenchedores: entenda a diferença entre os procedimentos estéticos para o rosto

Publicado em Por em Harmonização Facial, Prenchimento Facial, Toxina Botulínica

Por mais cuidadosos que sejamos com a nossa pele e, independentemente, da rotina que seguimos para minimizar os efeitos do envelhecimento, chega um momento em que não há como evitar o surgimento das rugas. Entretanto, isso não significa que precisemos jogar a toalha, pois há alguns procedimentos estéticos para o rosto que promovem o rejuvenescimento.

O texto de hoje aborda dois deles: o Botox® e o preenchimento facial, soluções que vão ao cerne do problema e colaboram para revigorar a pele marcada pelo tempo. Confira!

O que são?

Botox®

Mais conhecida como Botox®, a toxina botulínica é uma substância neurotóxica produzida pela bactéria Clostridium botulinum. No organismo, ela inibe a ação das junções neuromusculares, provocando a paralisação da região afetada.

Preenchedores faciais

Há dois grupos principais de preenchedores faciais: os absorvíveis e os permanentes (não absorvíveis). No primeiro grupo, estão o ácido hialurônico, a hidroxiapatita de cálcio e o ácido polilático, dos quais os dois primeiros são compostos produzidos naturalmente pelo organismo humano, enquanto que o segundo é um polímero biodegradável. Dentre eles, o ácido hialurônico é considerado o melhor por ser mais seguro e efetivo em seus resultados.

Silicone líquido, hidrogel e polimetil metacrilato (PMMA) fazem parte do segundo grupo e são, há algum tempo, questionados pela comunidade médica, já que aumentam consideravelmente o risco de deslocamento do produto no organismo e de infecções gravíssimas. Inclusive, o silicone é proibido em muitos países, como EUA, integrantes da União Europeia e Brasil, devido aos perigos que o envolvem. Se alguém oferecer algum tratamento com qualquer um destes produtos, fuja!! O risco é muito grande!

Como cada um age na face?

Para a finalidade estética, toxina botulínica e preenchedores faciais têm o mesmo propósito de atenuar as rugas já existentes e dificultar o surgimento de novas. Contudo, eles são indicados para casos diferentes, uma vez que há rugas dinâmicas (aparecem quando nos expressamos) e estáticas (são visíveis com o rosto descansado).

O Botox® é recomendado para o primeiro caso, pois, ao ser aplicado nas regiões onde as rugas de expressão costumam aparecer, impede a contração muscular, relaxando a área, e evita que outras marcas surjam. Seu efeito dura entre 4 e 6 meses a depender do metabolismo da pessoa.

Para as rugas estáticas, os preenchedores faciais absorvíveis trazem os melhores resultados, visto que eles repõem o volume perdido com o tempo e estimulam a produção de colágeno pelo organismo. Quem busca melhorar o contorno do lábio ou dar mais volume a eles deve optar pelo ácido hialurônico. A duração média dos preenchedores depende especialmente da substância que for aplicada.

Para quem é indicado?

Ambos os procedimentos são indicados para homens e mulheres que já apresentem sinais de envelhecimento na face (costumam surgir por volta dos 25 anos),que não tenham relatos de reação aos componentes das fórmulas, nem sofram de doenças autoimunes ou imunossupressoras. Mulheres grávidas ou lactantes não devem realizar os procedimentos para evitar complicações para si e o bebê.

Por serem procedimentos que tratam áreas diferentes do rosto, é possível realizar os dois em uma mesma sessão com resultados incríveis!

Quer saber qual das duas intervenções é a mais indicada para você? Agende uma consulta com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

pelo WhatsApp
Publicado por:
Diretor do Hospital da Face. Também atende junto à equipe profissional do Hospital da Face. Mestre e Especialista em Prótese Dentária, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. CRO 12.294 SP

Publicações relacionadas