• Blog

    • Início BlogBochecha inchada: saiba as principais causas desse incômodo

Bochecha inchada: saiba as principais causas desse incômodo

29/11/2018 às 14:50 0 comentários Blog

Ficar com a bochecha inchada é uma situação um pouco desagradável, pois, além da questão estética, esse problema ainda pode prejudicar sua vida. Embora pareça uma coisa sem importância, o inchaço nas bochechas, aliado a outros sintomas, pode ser um indicativo de disfunções graves.

Neste post, vamos citar algumas situações que causam o inchaço nas bochechas e o que fazer para resolver o problema. Confira!

Bochecha inchada é sinal de problemas de saúde bucal?

Nem sempre. Muitas vezes, você pode ficar com a bochecha inchada por causa de problemas alérgicos como picadas de inseto, uso de medicamentos, cosméticos, queimaduras ou doenças infecciosas como caxumba, terçol e sinusite.

Mas o inchaço nas bochechas também ocorre por problemas bucais, que podem ser causados por falta de uma higiene oral adequada. Veja quais são eles!

Abscesso no dente

A presença de abscessos crônicos ou agudos é uma das principais causas do inchaço no rosto. Esse problema ocorre devido a uma infecção bacteriana que se forma por causa da falta de tratamento adequado em um dente com cárie profunda. Restaurações antigas, com infiltrações também podem causar abscessos nos dentes.

O abscesso pode se formar na ponta da raiz dentária ou na gengiva, em uma região bem próxima à raiz do dente.

Os sintomas desse tipo de disfunção são: sensibilidade nos dentes, acúmulo de pus nas gengivas, dor latejante e persistente no dente ou ao redor da área afetada. Além disso, a gengiva pode ficar avermelhada e o dente infeccionado, escurecido.

Doença na gengiva

A periodontite é uma doença grave que afeta o tecido gengival e o osso alveolar — responsável pela sustentação dos dentes. Ela surge quando o paciente sofre de gengivite e não trata o problema. Os sintomas da periodontite são: vermelhidão no local, sangramento na hora da escovação e sensibilidade.

Quais são os riscos para a saúde quando um paciente sofre com esse quadro?

Abscessos na raiz dentária, quando não tratados corretamente, podem trazer sérios prejuízos à saúde do paciente. Além das frequentes dores e da perda do dente afetado, as bactérias presentes na infecção podem cair na corrente sanguínea, causando doenças como a endocardite bacteriana.

A endocardite é uma doença que provoca a inflamação do tecido que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas. Se o paciente não realizar a tempo o tratamento para a inflamação, ele pode ter problemas cardíacos a vida inteira ou até mesmo vir a óbito.

O que fazer se notar que minhas bochechas estão inchadas?

Se você notar sua bochecha inchada aliada a outros sintomas, como os já citados, deve procurar o dentista imediatamente. O profissional vai fazer uma avaliação criteriosa de sua boca para propor a melhor solução.

No caso de infecção por cárie profunda, o mais provável é que o dentista precise realizar o tratamento de canal, pois, assim, ele evita que você perca seu dente e que a infecção se espalhe, causando outros problemas.

Se o problema for a gengivite, as devidas providências também serão tomadas para controlar a infecção. Dependendo do caso, o dentista pode indicar o uso de medicamentos específicos. Mas vale ressaltar que o mais importante é consultar o dentista periodicamente e manter uma rotina de higiene bucal adequada. Dessa forma, você mantém seus dentes bonitos e saudáveis por toda a vida.

Agora que você já sabe como proceder quando ficar com a bochecha inchada, está na hora de marcar sua avaliação no Hospital da Face. Temos uma equipe multidisciplinar pronta para atender você e toda sua família.

 

Comentários