Aprenda como escovar os dentes

Publicado em Por em Cuidados com as Gengivas, Cuidados com os Dentes

Embora seja uma atividade realizada pelas pessoas desde a infância, não é raro que surjam dúvidas sobre como escovar os dentes. Não é raro, também, que odontologistas se deparem com problemas bucais causados pela má escovação, os quais não estão apenas relacionados à ausência desse hábito, mas também a práticas que prejudicam a saúde bucal, como fazer muita fricção e machucar a gengiva ou desgastar o esmalte do dente.

Com o intuito de ajudá-lo a preservar a saúde da sua boca, trazemos o passo a passo de uma boa escovação. Confira:

Ferramentas à mão: escova, pasta de dente e fio dental

Antes de iniciar a higienização da sua boca, tenha a certeza de que a escova está em boas condições. Em agosto, nós mostramos quando trocar sua escova de dentes.

Para medir a quantidade de pasta, use o tamanho de um grão de feijão como base, e isso já será o suficiente para garantir que toda a sua boca seja limpa. Opte por pastas que contenham flúor em sua composição, pois ele é importante protetor contra bactérias e desgaste do esmalte.

O uso do fio dental também é indispensável, pois ele atinge regiões inacessíveis pela escova. A utilização correta dele impede o surgimento de tártaro – responsável, entre outras coisas, pelo mau-hálito – e diminui o risco de gengivite e de outras doenças periodontais.

Devo escovar meus dentes com qual frequência?

O ideal é que você escove-os após cada refeição para evitar que resíduos de alimentos fiquem muito tempo nos seus dentes. Como sabemos que a correria do dia a dia impede que essa regra seja seguida à risca, a recomendação é que você os limpe três vezes ao dia: após o café da manhã, após o almoço e antes de ir dormir. Com essa rotina, você manterá seus dentes limpos por mais tempo.

Como escovar os dentes

O fio dental

Você pode passá-lo entre os dentes antes ou depois de escová-los. O fundamental é que ele abranja toda a arcada dentária e que o procedimento seja feito com bastante cuidado para não agredir a gengiva.

Escovando os dentes

Memorize isso: não ignore nenhuma parte da sua boca! Bochechas, palato (céu da boca) e língua também merecem atenção e devem ser higienizados.

Para os dentes, lembre-se de escovar a frente, a parte de trás e o topo deles. Faça movimentos circulares – sempre suavemente, pois o que os limpará é a repetição dos movimentos e não a força empregada. Caso não tenha certeza sobre a pressão que sua mão exerce, observe se o seu pulso está rígido. Caso esteja, deixe-o relaxado.

Finalização

Após a escovação, você pode finalizar a higienização da sua boca com um enxaguante bucal. Opte pelas versões sem álcool, pois elas não irritam as mucosas nem afetam os dentes.

Complete o cuidado com sua dentição indo ao odontologista a cada seis meses para que ele avalie a região e prescreva os tratamentos necessários. Dessa forma, você prolongará a sua saúde bucal e terá mais qualidade de vida.

No Hospital da Face, você encontra especialistas de todas as áreas da odontologia para ajudá-lo a manter sua saúde bucal. Acesse nosso site e agende agora mesmo a sua avaliação.

pelo WhatsApp
Publicado por:
O Hospital da Face oferece serviços de excelência em odontologia e medicina, incluindo especialidades como implantodontia, tratamento de ronco e apneia do sono, além de cirurgias plásticas e transplantes capilares. Com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de última geração, o hospital busca proporcionar aos pacientes um atendimento completo e personalizado, visando sempre o melhor resultado possível em seus tratamentos.

Publicações relacionadas